O plenário da Câmara aprovou nesta terça-feira (1º) o parecer favorável do deputado Bohn Gass (PT-RS) ao PL 5740/13, do Executivo, que cria a Agência Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural (Anater). A proposta segue agora para análise do Senado.
O deputado Bohn Gass elogiou a aprovação do projeto. “Esta é uma ação que beneficia o Brasil, pois teremos aumento da produtividade da produção agrícola, melhoria da renda dos agricultores e das agricultoras familiares, garantia de permanência do jovem no campo, garantia de qualidade nutricional e de soberania alimentar para a população”, disse o petista.
O deputado Afonso Florence (PT-BA), que foi ministro do Desenvolvimento Agrário, afirmou que a Anater “vai modernizar a gestão de assistência técnica no campo”.
O texto aprovado define que o público prioritário a ser atendido pela nova agência são os agricultores familiares e médios produtores rurais. A nova agência terá as atribuições de credenciar entidades públicas e privadas de Assistência Técnica e Extensão Rural, qualificar os profissionais técnicos e extensionistas rurais, contratar e disponibilizar serviços, além de fazer a transferência de tecnologia e inovação.
Gizele Benitz