Câmara aprecia MP sobre crédito consignado e Congresso promulga emendas constitucionais

plenarioGustavoLima

O plenário da Câmara deverá discutir e votar nesta semana a Medida Provisória (MP 681/15), que eleva de 30% para 35% o limite do crédito consignado dos trabalhadores – descontos autorizados pelo trabalhador na folha de pagamentos – para incluir despesas com cartão de crédito.

A medida está com prazo de tramitação vencido e, por isso, tem prioridade de votação. O plenário realiza sessão deliberativa na terça (15) e na quarta-feira (16) às 14 horas, com Ordem do Dia a partir das 16 horas.

O texto da MP já foi aprovado pela comissão mista e o deputado Vander Loubet (PT-MS) é o relator-revisor. A medida prevê que o limite é válido para trabalhadores da iniciativa privada, regidos pela CLT, aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Serviço Social (INSS) e para servidores públicos federais.

Atualmente, os trabalhadores podem autorizar o desconto relativo a contratos de empréstimo, financiamento ou arrendamento mercantil (leasing – quando o bem é a garantia da dívida) até o limite total de 30%, de acordo com a Lei do Crédito Consignado (10.820/03). A MP acrescenta 5 pontos percentuais apenas para despesas relacionadas ao cartão de crédito, passando o total a ser de 35% da remuneração.

Partilha – Também poderá ser apreciado pelo plenário o requerimento de autoria do Democratas (DEM) pedindo o regime de urgência para a tramitação do PL 6726/13, que muda o regime de exploração do petróleo nacional de partilha para concessão.

Promulgação – Nesta terça-feira (15), às 11 horas, o Congresso Nacional realiza sessão solene para promulgar duas emendas constitucionais. A primeira é a emenda 89, que prorroga por mais 15 anos (até 2028) o tempo em que a União deverá destinar às Regiões Centro-Oeste e Nordeste percentuais mínimos dos recursos destinados à irrigação. A emenda é originária da proposta de emenda à Constituição 368/09, que foi relatada na comissão especial da Câmara pelo deputado Assis Carvalho (PT-PI). A outra é a emenda constitucional 90, que introduz o transporte como direito social na Constituição. A solenidade de promulgação acontecerá no plenário do Senado Federal.

Solenes – A Câmara realiza duas sessões solenes nesta semana. Na terça-feira (15), às 9 horas, haverá homenagem aos 10 anos do Partido Socialismo e Liberdade (PSOL). Na quarta-feira (16), também às 9 horas, a homenagem será pelos 180 Anos da Revolução Farroupilha.

Gizele Benitz

Foto: Gustavo Lima/Agência Câmara

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também

Jaya9

Mostbet

MCW

Jeetwin

Babu88

Nagad88

Betvisa

Marvelbet

Baji999

Jeetbuzz

Mostplay

Melbet

Betjili

Six6s

Krikya

Glory Casino

Betjee

Jita Ace

Crickex

Winbdt

PBC88

R777

Jitawin

Khela88

Bhaggo

jaya9

mcw

jeetwin

nagad88

betvisa

marvelbet

baji999

jeetbuzz

crickex