O presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o ministro da Cultura, Juca Ferreira, vão assinar nesta terça-feira (28) a ordem de início das obras do centro cultural Cais do Sertão Luiz Gonzaga. O projeto é resultado de uma parceria entre o Ministério da Cultura (MinC), o governo estadual e o Porto de Recife, com investimento de R$ 26 milhões, sendo R$ 21 milhões do governo federal. A cerimônia começará às 17h, no Marco Zero, em Recife (PE) e contará também com a presença do Secretário Executivo do MinC, Alfredo Manevy.
“Mais que um museu, mais que um memorial em homenagem a Luiz Gonzaga, o Cais do Sertão será um centro de referência da cultura nordestina”, explica o ministro Juca Ferreira. O equipamento cultural que vai funcionar no Armazém 10, no Porto de Recife, será o primeiro museu nacional hi-tech e de alto porte em Pernambuco. A partir do uso de tecnologia de ponta e interativa com os visitantes, o centro cultural vai destacar a importância deste ícone do sertão nordestino para a cultura e o imaginário brasileiro.
O presidente Lula anunciará ainda a doação de um terreno da União para a instalação de uma escola de música a ser gerida pela Associação Orquestra Criança Cidadã Meninos do Coque, no bairro Cabanga, próximo à Compesa, em frente ao Quartel do 7º Depósito de Suprimento do Exército. Hoje, a orquestra tem 160 meninos e meninas.
Assessoria do Ministério da Cultura