O índice de desmatamento na região amazônica caiu nos meses de outubro e novembro de 2009. Uma área de 175 quilômetros quadrados foi desmatada, registrando queda de pelo menos 68% em relação a outubro de 2008 e 80% a novembro do mesmo ano, segundo pesquisa divulgada na terça-feira (2) pelo sistema Deter do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe).
O ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc, se mostrou otimista com o resultado e com a meta de reduzir ainda mais o desmatamento até 2020 com o Plano Nacional de Mudanças Climáticas. “A nossa expectativa é de chegar em 2020 quebrando 95 % do desmatamento que foi verificado na década anterior, indo além da meta que muitos acreditavam ser impossível de cumprir”, disse o ministro.
Para o deputado Fernando Melo (PT-AC), o fato mostra que a fiscalização está funcionando e a aplicação da legislação vem dando resultados positivos. “Mesmo assim, o que vejo é uma conscientização popular e até do setor produtivo muito grande, que tem explorado a região de forma sustentável e empenhados em reaproveitar o que já foi desmatado de forma que os avanços persistam”, declarou o parlamentar.
Segundo o ministro, o desmatamento na Amazônia está sob controle e o melhor sinal disso é que os números registrados em outubro e novembro do ano passado representam “uma queda expressiva em cima do menor desmatamento da história e em um momento de franca recuperação da economia”, concluiu Carlos Minc.
EI com agencias