O deputado Caetano (PT-BA) ocupou a tribuna da Câmara nesta quarta-feira (1º) para elogiar a postura do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que, de acordo com o parlamentar, se soma à articulação de uma frente política para fortalecer a governabilidade da presidência da República.
“Destaco a posição do ex-presidente Lula de assumir, nesse instante, essa articulação nacional, junto com as instituições, com os setores democráticos, com a esquerda brasileira, para que possamos construir uma frente política para dar governabilidade à Presidência da República e, acima de tudo, em cima de uma plataforma mínima de uma reforma política correta, justa para o Brasil”, disse Caetano.
O ex-presidente defendeu nesta semana, em evento com os movimentos sociais, centrais sindicais e partidos políticos em São Paulo, a necessidade de se realizar o ajuste fiscal. Lula lembrou que em 2003, sob sua gestão, o governo federal implementou um ajuste fiscal ainda mais forte do que está sendo apresentado pela presidenta Dilma.
Caetano citou, inclusive, as palavras do ex-presidente Lula no evento relembrando diálogo mantido pelos governos do PT com os movimentos sociais e criticando a tentativa da oposição de contestar o resultado das eleições de 2014 que reelegeu a presidenta Dilma para um novo mandato.
“Com a Dilma vocês podem negociar. Se fosse tucano, nem a Brasília vocês chegavam, como era, inclusive, nos anos de Fernando Henrique Cardoso, quando os prefeitos não tinham acesso ao Planalto Central, ao Governo. Mas com a Dilma, sim, vocês podem negociar, disse Lula. A Dilma é resultado nosso, tem compromisso conosco. Querem tirar o povo do Governo. E nós temos que ir para as ruas, muitas vezes. Não temos que ficar com raiva daqueles que vão contra nós, foi o que disse o presidente Lula”, lembrou o deputado Caetano.
Na opinião do parlamentar petista, a oposição precisa aprender a respeitar o jogo democrático. “Concordo com o ex-presidente Lula quando ele afirma que existe no País uma tentativa de fomentar uma luta de classes, de cima para baixo”, destacou Caetano.
Gizele Benitz