Caetano defende melhorias na gestão da saúde

Caetano Gustavo

O deputado Caetano (BA) defendeu, na tribuna da Câmara, na última semana, aprofundar o debate em relação aos temas que abordam as questões da saúde e da segurança. “Temos que aprofundar essa discussão aqui dentro, buscando trabalhar propostas mais concretas para a saúde e para a segurança pública do nosso País”.

Ele avaliou que apesar de a Câmara estar debatendo a recriação da CPMF e a PEC da Saúde, a gravidade dos problemas nessa área não é causada apenas pela falta de recursos. “Não adianta transferir três ou quatro bilhões para atender a área da saúde, porque isso não vai resolver se não for solucionada a gestão da saúde pública”, alertou Caetano.

O parlamentar petista defendeu, ainda, a ampliação do debate sobre o Sistema Único de Saúde (SUS). Para ele, há que se debruçar nas alternativas de mudanças no SUS, uma vez que o Sistema “deu certo até certo ponto, mas hoje tem problemas”. Caetano disse que o Programa Mais Médicos, implantado pela Presidente Dilma, ajudou muito na atenção básica de saúde – a porta de entrada da população na saúde pública.

No entanto, ele pontou como um dos gargalos da saúde pública a questão da média complexidade, ou seja, exatamente onde o médico atende, faz a consulta e solicita os exames. Segundo ele, há uma demora muito grande para se obter o resultado dos exames e o encaminhamento do paciente ao especialista para fazer o tratamento. “Portanto, nós temos de fazer uma transformação grande no modelo da saúde pública, temos que reformá-la, que modificá-la. Não basta só criticar”, defendeu.

Benildes Rodrigues

Foto: Gustavo Bezerra

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também