A Comissão de Cultura da Câmara aprovou na quarta-feira (10) o requerimento do deputado Paulo Ferreira (PT-RS) para a realização de uma audiência pública para debater o Carnaval, a partir do viés econômico. “Múltiplas são as oportunidades de geração de emprego e renda que se desdobram desta ampla cadeia econômica, impactando setores como o mercado fonográfico, a indústria de confecções têxtil, setores de bebidas e alimentos, turismo, hotelaria, transportes, segurança e lazer e entretenimento”, sustenta o parlamentar em seu requerimento.
Paulo Ferreira argumenta ainda que dados do Ministério do Turismo referentes ao ano de 2013 revelam que no período dos festejos carnavalescos o Brasil recebeu 6,2 milhões de turistas, o que proporcionou a geração de receita de R$ 5,7 bilhões. De acordo com o parlamentar, o estudo aponta uma cadeia econômica “prodigiosa”, que responde por 3,7% do Produto Interno Bruto (PIB) e 2,9 milhões de empregos diretos.
Além disso, o parlamentar apresentou como argumento para sustentar a importância do debate, a estimativa da Associação Brasileira das Empresas de Serviços Terceirizados e Trabalho Temporário (Assettem), que projetava a geração de 250 mil empregos temporários em todo o país durante o evento. Tais dados foram apresentados dias antes do Carnaval deste ano.
A comissão deve apresentar uma data para a realização da audiência pública no próximo encontro do colegiado.
Benildes Rodrigues