O deputado Nilto Tatto (PT-SP) criticou em pronunciamento no plenário a parcialidade da mídia nacional, em especial a Rede Globo, que não divulgou duas notícias que tratam de casos de corrupção na gestão tucana no estado de São Paulo.
“A primeira notícia que não foi divulgada pela mídia nacional é a reabertura do processo do trensalão em São Paulo, em que a Alstom, o que começou principalmente no governo do José Serra (PSDB) e continuou no governo do Geraldo Alckmin, desviou cerca de um bilhão e 800 milhões do metrô de São Paulo. Também não foi divulgada a prisão de seis técnicos do Governo do Estado de São Paulo pelo desvio da merenda escolar, investigados pela Operação Alba Branca”, listou.
Trensalão – O Tribunal de Justiça de São Paulo investiga o escândalo de formação de cartel no Metrô e na Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) durante governos do PSDB em São Paulo.
Os contratos foram firmados entre 1998 e 2008, nos governos tucanos de Mário Covas, Geraldo Alckmin e José Serra, com aditamentos entre 2011 e 2012 em novo mandato de Geraldo Alckmin.
Desvio na merenda – Desde janeiro deste ano, a Polícia Civil de São Paulo e o Ministério Público investigam um esquema de corrupção e superfaturamento no fornecimento de produtos agrícolas para merenda escolar. O caso envolveria o governo Alckmin e pelo menos 22 prefeituras do interior paulista. A operação Alba Branca revelou também o envolvimento de altos funcionários do governo tucano na Máfia da Merenda.
Gizele Benitz
Foto: Gustavo Bezerra
Mais fotos: www.flickr.com/photos/ptnacamara