Cadastro Ambiental Rural contribui no combate ao desmatamento de florestas e vegetação nativa

CadastroAmbientalRural
 
Foto: Blog do Planalto
 
O Cadastro Ambiental Rural (CAR), plataforma eletrônica que registra características ambientais dos imóveis rurais, deve ser realizado pelos produtores rurais até maio de 2015. É estratégico para controlar, monitorar e combater o desmatamento das florestas e demais formas de vegetação nativa do Brasil, além de promover o planejamento ambiental e econômico das propriedades.
 
De acordo com a ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, trata-se de uma das principais ferramentas para combater o desmatamento ilegal na Amazônia. “O CAR é um instrumento fundamental para auxiliar no processo de regularização ambiental de propriedades e posses rurais”, afirmou.
 
O CAR fomenta a formação de corredores ecológicos e a conservação dos demais recursos naturais, contribuindo para melhoria da qualidade ambiental. Além disso, a ferramenta auxilia no planejamento do imóvel rural e na recuperação de áreas degradadas, sendo atualmente utilizado pelos governos estaduais e federal.
 
O registro é obrigatório para todos os 5,2 milhões de imóveis rurais do País. Mesmo os posseiros (que não têm titularidade da terra), são obrigados a fazer o cadastro, que será analisado e aprovado pelo órgão de meio ambiente de cada estado. No entanto, o CAR não é documento de comprovação fundiária, mas documento declaratório sobre a situação ambiental de área cuja responsabilidade de manutenção é daquele que declarou. Ou seja, o CAR não gera direitos sobre a forma de uso do solo.
 
No momento do cadastro, o produtor identifica a localidade e delimitações da propriedade e deve fornecer ainda imagens por satélite. Por isso, agricultores que não tiverem informações necessárias para realizar o cadastro, devem procurar ajuda técnica.
 
Apesar do caráter declaratório, o CAR é essencial para que donos de terrenos rurais possam dar seguimento aos trabalhos desenvolvidos em suas terras. “O cadastro é a forma de comprovar a regularidade ambiental do imóvel, (…) é uma questão que garante a segurança jurídica”, explicou Bernardo Trovão, analista do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama).
 
De acordo com ele, o CAR garantirá, entre outros benefícios, a preservação da Amazônia Legal e dos demais ecossistemas brasileiros, além de permitir melhorias no modelo de gestão ambiental nas esferas federal, estadual e municipal. “É um mecanismo para distinguir o desmatamento ilegal, apoiar o licenciamento e auxiliar o planejamento de políticas públicas”, acrescentou.
 
Blog do Planalto

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também

Jaya9

Mostbet

MCW

Jeetwin

Babu88

Nagad88

Betvisa

Marvelbet

Baji999

Jeetbuzz

Mostplay

Melbet

Betjili

Six6s

Krikya

Glory Casino

Betjee

Jita Ace

Crickex

Winbdt

PBC88

R777

Jitawin

Khela88

Bhaggo

jaya9

mcw

jeetwin

nagad88

betvisa

marvelbet

baji999

jeetbuzz

crickex

https://smoke.pl/wp-includes/depo10/

Depo 10 Bonus 10

Slot Bet 100

Depo 10 Bonus 10

Garansi Kekalahan 100