Breno Altman: golpe ocorreu “de dentro para fora das instituições”

breno altman

 

Em entrevista ao PT na Câmara, o jornalista Breno Altman, do Ópera Mundi, avalia que o golpe que destituiu a presidenta Dilma Rousseff do cargo, na última quarta-feira (31), é parte de uma “ofensiva conservadora” continental. Para ele, os golpes ocorridos em Honduras (2009) e no Paraguai (2012) foram “ensaios gerais” para o que veio acontecer no Brasil em 2016.

Confira o vídeo com a entrevista de Altman. A descrição segue abaixo.

“O que está acontecendo no Brasil com a consolidação do golpe de Estado que hoje derrubou a presidente Dilma é parte de uma ofensiva conservadora em toda América Latina. As forças mais reacionárias do continente buscam, através de manobras institucionais, de golpes parlamentares como o que hoje a presidente Dilma sofreu, interromper o processo de mudanças iniciado quando foram eleitos os presidentes Chávez e Lula.

É um golpe de força diferente dos golpes militares do passado, que eram de fora para dentro das instituições, através da força das armas. Hoje é um golpe de dentro para fora das instituições. São golpes que são forjados dentro do Parlamento, do poder Judiciário, que buscam violar a soberania popular, a decisão das urnas.

Nós tivemos ensaios gerais em Honduras e Paraguai e, hoje, no país mais importante da América Latina, essa interrupção autoritária, essa sublevação institucional, esse verdadeiro golpe de Estado teve lugar no Brasil”.

PT na Câmara

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também