A cidade idealizada pelo ex-presidente Juscelino Kubitschek, Brasília, ganhou notoriedade nos últimos dias pelos escândalos de corrupção que envolveram o poder político local. No entanto, na avaliação do líder da bancada do PT na Câmara, deputado Fernando Ferro (PT-PE) e do deputado Magela (PT-DF) a crise que se abateu sobre Brasília, “é um fato isolado e, ao comemorar 50 anos, a capital do país deve ser lembrada por seu legado, não por suas crises”.
Na opinião do líder do PT, a construção de Brasília teve significado importante para o país. “A transferência da capital da República para Brasília trouxe grande contribuição para o desenvolvimento do Brasil. Foi um legado deixado pela genialidade dos brasileiros Juscelino Kubitschek, Oscar Niemayer, Lúcio Costa e Joaquim Cardoso. Brasília é um patrimônio político do povo. Todos os brasileiros devem ter orgulho de Brasília. A capital é muito maior que os escândalos protagonizados por alguns políticos”, disse o deputado.
Para Magela, Brasília foi idealizada para mudar o eixo de desenvolvimento econômico e social do Brasil. Segundo ele, a mudança da capital Federal para Brasília propiciou a interiorização do país. “Os 50 anos de Brasília devem ser lembrados pelo significado da sua fundação, da sua construção. Ela deve ser respeitada pelo desenvolvimento que propiciou. Este é o signo que nós vamos continuar mostrando para o mundo. A crise política é passageira, a cidade é permanente”, disse.
A Câmara dos Deputados realiza sessão solene nesta terça-feira (20), às 10h, em homenagem aos 50 de Brasília.
Benildes Rodrigues