Brasil: transparência e acesso à informação – José Genoino

genoino_artigo_A Câmara dos Deputados aprovou, na última terça-feira, o Projeto de Lei 219/03 que diminui os prazos de sigilo de documentos e informações consideradas reservadas, secretas e ultrassecretas guardadas pelo poder público e estabelece procedimentos para acesso desses dados por qualquer cidadão. Agora os documentos classificados como ultrassecretos terão o prazo de 25 anos, com a possibilidade de uma única prorrogação.

Isto é, a lei aprovada acaba com a prorrogação indefinida nos casos de documentos que possam causar ameaça externa à soberania nacional ou à integridade do território. Estes papéis secretos poderão ser solicitados por qualquer cidadão sem a revelação do motivo. Aqueles classificados como secretos terão prazo de 15 anos de sigilo e os reservados, de cinco anos. Uma comissão do governo será responsável pela classificação dos documentos num prazo máximo de dois anos. Se não forem classificados nesse período, os papéis são automaticamente liberados.

O texto aprovado tomou como base o projeto do Executivo sobre o tema (PL 5228/09). Esta iniciativa do governo Lula teve origem nos trabalhos de um grupo coordenado pela ex-ministra Dilma. Ao projeto original foram apensadas outros projetos de deputados. Coordenei a Comissão Especial, que analisou o texto e a votação no plenário. O deputado Mendes Ribeiro Filho (PMDB – RS) realizou um trabalho excepcional como relator do substitutivo aprovado.

Este projeto é considerado por vários organismos internacionais como uma das leis mais avançadas do Brasil e do mundo. A UNESCO já tinha elogiado a decisão da Câmara dos Deputados de analisar com urgência projeto da Lei Geral de Acesso a Informação. Nesta ocasião, dizia que “o Brasil inovou ao incluir dentre os direitos e garantias fundamentais previstos na Constituição de 1988, o direito a informação. A aprovação da Lei Geral de Acesso a Informação no plenário da Câmara dos Deputados, diz a UNESCO, é “mais um passo dado pela democracia brasileira no sentido de consolidar o compromisso do país para com a Declaração Universal dos Direitos Humanos”.

A lei aprovada dá um tratamento à informação similar a qualquer bem público. Trata a informação como condição essencial para o exercício da cidadania. E o acesso a este bem, além de ser agora garantido pela lei, terá que ser amplo e irrestrito. Mesmo quando trata de assuntos essenciais à segurança do estado, à soberania nacional, à pesquisa científica e tecnológica, segredos comercial e industrial e segredos de justiça a lei estabelece prazos para sua divulgação obrigatória e acaba com o sigilo eterno e indefinido. No caso de violação dos direitos humanos, a divulgação da informação deve ser imediata e ampla.

A grande conquista, além da transparência das informações, das liberdades públicas e da eliminação do sigilo eterno, foi a viabilização concreta – numa lei – da ideia de que o povo tem que ter acesso à todas as informações para fazer suas escolhas políticas e acompanhar os assuntos de governo e da história do Brasil. O povo escolher o caminho a seguir sem censores nem tutores foi a grande conquista que tivemos na noite de terça-feira. E só um governo que cultiva a democracia como um valor supremo pode tomar a iniciativa de enviar e aprovar um projeto de lei desta magnitude e natureza.

Por isso, nesta terça-feira ficou comprovado, mais uma vez, a total falta de fundamento das acusações da oposição e de setores da grande imprensa sobre o caráter autoritário do governo do PT. Ficou claro, em mais esta ocasião, que elas são jatos de gelo seco para encobrir a falta de propostas, o desejo do retrocesso e o desgosto de ver o Brasil se desenvolver, crescer e se destacar no cenário mundial sob o governo de um operário, sob o governo do PT.

Finalizo com a certeza de que agora temos mais um motivo para comemorar no dia 03 de maio, junto com a UNESCO, o Dia Mundial da Liberdade de Imprensa. O Brasil é novamente um exemplo e aprova a mais transparente e avançada lei de acesso a dados e informações públicas do mundo.

José Genoino, é deputado federal PT-SP

 

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também

Jaya9

Mostbet

MCW

Jeetwin

Babu88

Nagad88

Betvisa

Marvelbet

Baji999

Jeetbuzz

Mostplay

Melbet

Betjili

Six6s

Krikya

Glory Casino

Betjee

Jita Ace

Crickex

Winbdt

PBC88

R777

Jitawin

Khela88

Bhaggo

jaya9

mcw

jeetwin

nagad88

betvisa

marvelbet

baji999

jeetbuzz

crickex

https://smoke.pl/wp-includes/depo10/

Depo 10 Bonus 10

Slot Bet 100

Depo 10 Bonus 10

Garansi Kekalahan 100