O deputado Décio Lima (PT-SC) informou, da tribuna da Câmara, que o Brasil registrou no primeiro semestre de 2015 o melhor resultado em doações e transplantes de órgãos da história, no período, tanto em números absolutos quanto na taxa por milhão de população. Os dados oficiais do Ministério da Saúde, acrescentou, demonstram que, entre janeiro a junho deste ano, 4.672 potenciais doadores foram notificados, resultando em 1.338 doadores efetivos de órgãos e a realização de 12,2 mil transplantes.
“Nesse mesmo período, o Brasil alcançou a maior porcentagem de aceitação familiar de doação de órgãos, que foi de 58%, superando os demais países da América Latina. Em 2013, o índice era de 56%. Esses percentuais são de 51% na Argentina, 47% no Uruguai e 48% no Chile”, ilustrou.
Para o deputado Décio Lima, “o mais significativo é que 95% dos transplantes de órgãos realizados no Brasil atualmente são pelo Sistema Único de Saúde (SUS), tornando o país referência mundial no campo dos transplantes e maior sistema público do mundo, com cobertura de mais de 100 milhões de habitantes. Aliás, o Brasil é o único país do mundo com mais de 100 milhões de habitantes que tem um sistema de saúde público e gratuito!”, comemorou.
PT na Câmara
Foto: Salu Parente