O programa Brasil Sorridente terá um total de recursos de R$ 3,8 bilhões em 2024, o que vai permitir a inclusão de 22,8 milhões de beneficiados no atendimento odontológico pelo Sistema Único de Saúde (SUS). As informações são do Ministério da Saúde.
O presidente Lula recriou o programa Brasil Sorridente em maio deste ano, após seis anos de sucateamento e retrocessos promovidos pelo governo de Bolsonaro nos últimos anos. O programa beneficiou mais de 110 milhões de brasileiros e brasileiras por meio do Sistema Único de Saúde (SUS) nos governos do PT.
Segundo o Ministério da Saúde, a previsão para o próximo ano é de que sejam oferecidos 8.069 novos serviços e equipes de saúde bucal, além da aquisição de novos equipamentos odontológicos, como cadeiras, ultrassom dental, entre outros. Com esse novo aporte de verbas, o programa Brasil Sorridente vai conseguir cobrir 127 milhões de pessoas no país.
O ministro-chefe da Secretaria de Comunicação da Presidência da República, Paulo Pimenta, anunciou as metas do programa pela sua rede social.
😁 BRASIL SORRIDENTE: o povo brasileiro sorrindo de novo!
💵 R$ 3,8 BILHÕES de investimento em 2024.
😬 22,8 milhões NOVOS PACIENTES atendidos.
↪️ Até 188% de REAJUSTE das verbas a estados e municípios.
😷 8.069 NOVOS SERVIÇOS e equipes de saúde bucal.
🚑 300 NOVAS UNIDADES… pic.twitter.com/tTMeJm4aKc
— Paulo Pimenta (@Pimenta13Br) September 30, 2023
A previsão do MS é de seja feito um reajuste de até 188% dos valores destinados a estados e municípios para o custeio dos serviços, que ficaram paralisados desde 2016. Com esse índice de reajuste, a expectativa do governo federal e a de que mais gestores possam aderir ao programa.
Outra meta apresentada pelo Ministério da Saúde é a de habilitar 300 novas Unidades Odontológicas Móveis, ampliando o número atual para 404 unidades. Com isso, o atendimento poderia ampliar o atendimento às população das regiões de difícil acesso.
Ainda dentro das metas de ampliação do Brasil Sorridente, o Ministério da Saúde também pretende criar 800 novos Serviços de Especialidades em Saúde Bucal, que são implantados em municípios com até 20 mil habitantes.
PTNacional, com Ministério da Saúde