Brasil sem fome e sem miséria começou com Graziano, lembra Vaccarezza

vaccarezza2005_D1O líder do governo na Câmara, deputado Cândido Vaccarezza (PT-SP), usou a Tribuna nesta segunda-feira (27) para elogiar a indicação de José Graziano para a diretoria-geral da Organização das Nações Unidas para a Agricultura e a Alimentação (FAO). Ele destacou também a importância dos projetos sociais do Brasil e a contribuição que a Câmara deu ao Governo Dilma para viabilizar todos esses projetos. “A eleição de Graziano é o reconhecimento do seu trabalho e da sua capacidade. Também é um reconhecimento do Brasil e das políticas que Graziano ajudou a construir, que iniciamos no Governo Lula e continuamos no Governo Dilma”, afirmou.

Cândido Vaccarezza fez questão de lembrar que foi Graziano que elaborou a política de combate à fome e à miséria do Governo Lula, contribuindo decisivamente para tirar mais de 28 milhões de brasileiros da miséria. “Quero destacar o papel do Bolsa Família na diminuição da miséria e como um grande projeto de desenvolvimento. Hoje nós temos em todas as cidades do Brasil mais ou menos 10% das famílias recebendo o Bolsa Família. Esse é um dinheiro que não vai para a caderneta de poupança. Vai diretamente para ajudar quem vive próximo da miséria a ter dignidade, a poder comprar pão, feijão, farinha, arroz”, explicou.

O líder do governo disse ainda que Graziano assume a direção da FAO em um momento em que a alta dos preços de alimentação tornou-se uma preocupação global. “Esse tema está em discussão nos fóruns internacionais, porque atinge tanto os países pobres como os países ricos. E o problema tende a se agravar”, alertou Vaccarezza.

Nesse sentido, continuou o líder do governo, foi importante a contribuição da Câmara ao aprovar, em março, a Medida Provisória 504, que permite ao Governo criar escritórios da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), no exterior”. A Embrapa, segundo Vaccarezza já era reconhecida internacionalmente por transformar o cerrado em um celeiro de alimentos, agora, se prepara para ajudar os africanos a fazerem da savana um promissor campo de produção de grãos.

Brasil sem Miséria – Vaccarezza destacou que o Governo Dilma dá sequência às políticas públicas que aliviaram a fome e a pobreza no Governo Lula, com o Programa Brasil sem Miséria, lançado neste mês e que tem como objetivo retirar 16,2 milhões de pessoas de uma situação de pobreza extrema, vivendo com menos de R$ 70 por mês. “Trata-se do mais amplo programa de inclusão desenvolvido até hoje, e com a novidade do Estado ir procurar o cidadão que tem esse direito e não o utiliza. Nesse programa, o governo reconhece que há pessoas na miséria e que não basta oferecer direitos pois essas pessoas estão numa situação tão precária que até para procurar seus direitos têm dificuldades”.

O líder do governo encerrou seu discurso pedindo o apoio dos parlamentares para viabilizar o protejo Brasil sem Miséria, “que é o caminho para fazer justiça social e para criar condições para o grande desenvolvimento econômico, político e social do nosso País”.

Vânia Rodrigues

 

 

 

 

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também