Brasil recupera certificado de eliminação do sarampo, e senadores celebram: “Ciência e vacina salvam vidas”

Ministra Nísia com presidente Lula. Foto: Ricardo Stuckert

Médicos, senadores Humberto Costa e Rogério Carvalho destacam que reconhecimento reflete compromisso do presidente Lula e do governo com a saúde do povo

O Brasil voltou a receber o certificado de país livre do sarampo – status que o país havia perdido em 2019. Com o governo Lula, o povo brasileiro volta a ter uma gestão preocupada com a saúde.

O reconhecimento foi concedido pela Organização Pan-Americana da Saúde (Opas) durante encontro no Palácio do Planalto nessa terça-feira (12/11), que contou as presenças do presidente Lula, da ministra da Saúde, Nísia Trindade, e do diretor da Opas, Jarbas Barbosa. O último registro de sarampo no Brasil, de acordo com o Ministério da Saúde, aconteceu em junho de 2022, no Amapá.

A avaliação dos senadores e das senadoras do PT é de que esse é o resultado das medidas adotadas pelo país para priorizar a saúde pública.

Nas redes sociais, o senador Rogério Carvalho (SE) destacou mais uma grande conquista para a saúde pública no Brasil, “graças ao trabalho árduo e às políticas de vacinação do Governo Federal”.

“Este certificado é uma mensagem de esperança e confiança no poder das políticas públicas e na força do povo brasileiro. Vamos continuar avançando, com a certeza de que a saúde pública é uma prioridade inegociável. Vida longa às crianças brasileiras, que têm um governo comprometido com a sua saúde”, celebrou a senadora Augusta Brito (CE).

O sarampo é uma doença viral altamente contagiosa, que afeta principalmente crianças e pode causar complicações graves, como diarreias intensas, cegueira, pneumonia e encefalite (inflamação do cérebro).

Já o senador Fabiano Contarato (ES) destacou o trabalho da atual gestão do Ministério da Saúde para obter o reconhecimento.

Já o senador Humberto Costa (PE), ex-ministro da Saúde, destacou a mudança de status como um marco histórico para o Brasil e um passo decisivo na recuperação do status das Américas como região livre de sarampo endêmico.

“É, sobretudo, uma reafirmação do compromisso do nosso governo com a saúde pública e a proteção de nossas crianças, é a retomada das altas coberturas vacinais no nosso país, que foram ameaçadas pelo criminoso negacionismo recentemente vivido”, apontou.

Leia mais: Governo Lula lança campanha de vacinação nas escolas

Da atenção ao descaso

Durante as gestões do PT, o Brasil fez esforços na área da saúde que culminaram em destaques na atuação contra o sarampo. A primeira vez que o país recebeu o reconhecimento de livre da doença foi no ano de 2016, após os últimos casos terem sido registrados em 2015.

Porém, após o golpe contra a então presidenta Dilma, em 2016, a atenção com a saúde foi ladeira abaixo.

Em 2018, quando o Brasil havia perdido o status de livre do sarampo, Humberto Costa e a bancada do PT denunciaram o descaso da então gestão de Michel Temer na área da saúde. Para se ter uma ideia, em 2017, o país teve o pior índice de vacinação em crianças e adolescentes dos últimos 16 anos. O desprezo continuaria no governo Bolsonaro.

Nos anos de 2016 e 2017, não foram confirmados casos da doença no país. Em 2018, entretanto, com o grande fluxo migratório associado às baixas coberturas vacinais, o vírus voltou a circular e, em 2019, após um ano de franca circulação do sarampo por mais de 12 meses, o Brasil perdeu o status.

Dados do Ministério da Saúde indicam que foram confirmados casos de sarampo em 2018 (9.329), 2019 (21.704), 2020 (8.035), 2021 (670) e 2022 (41). Em 2022, os estados que confirmaram casos foram: Rio de Janeiro, Pará, São Paulo e Amapá, sendo que o último caso confirmado foi registrado no Amapá, com data de início do exantema (erupções cutâneas) em 5 de junho.

Em 2024, o Brasil chegou a registrar dois casos confirmados, mas importados, sendo um em janeiro, no Rio Grande do Sul, proveniente do Paquistão; e um em agosto, em Minas Gerais, proveniente da Inglaterra.

Leia mais: Brasil completa dois anos sem casos de sarampo

PT no Senado, com informações da Agência Brasil

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também

Jaya9

Mostbet

MCW

Jeetwin

Babu88

Nagad88

Betvisa

Marvelbet

Baji999

Jeetbuzz

Mostplay

Melbet

Betjili

Six6s

Krikya

Glory Casino

Betjee

Jita Ace

Crickex

Winbdt

PBC88

R777

Jitawin

Khela88

Bhaggo

jaya9

mcw

jeetwin

nagad88

betvisa

marvelbet

baji999

jeetbuzz

crickex

https://smoke.pl/wp-includes/depo10/

Depo 10 Bonus 10

Slot Bet 100

Depo 10 Bonus 10

Garansi Kekalahan 100