Brasil precisa se preparar para novas doenças, alerta Barradas

barradas-14-10-D2O deputado Sérgio Barradas Carneiro (PT-BA) alertou nesta quarta-feira (11), em plenário, para a necessidade de o Brasil preparar seu sistema de saúde para as novas doenças, como a depressão. Ele explicou que com as mudanças ocorridas no estilo de vida dos brasileiros, os transtornos psicológicos e psiquiátricos passaram a ocupar lugar de destaque entre os problemas de saúde pública do país. “Os maiores vilões são a depressão, as psicoses e a dependência de álcool. Em seguida, estão as doenças cardiovasculares.

Sérgio Barradas citou estudo publicado, nesta semana, pelo periódico médico Lancet que aponta as doenças mentais como responsáveis pela maior parte de anos de qualidade de vida perdidos devido a doenças crônicas. Segundo o estudo, entre 18% a 30% da população brasileira já apresentam sintomas de depressão.

“É importante o Brasil preparar seu sistema de saúde para o futuro. Na área de saúde, as correções levam tempo, pois não se limitam à compra de aparelhos. Elas envolvem planejamento de longo prazo e formação de médicos”, afirmou Sérgio Barradas. Ele alertou que precisaremos cada vez menos de pediatras e cardiologistas e cada vez mais de mais gerontologistas, oncologistas, psiquiatras e neurologistas. “A depressão não escolhe faixa social. Os ricos podem se tratar, mas os que não têm renda precisam do Sistema Único de Saúde”, afirmou.

Vânia Rodrigues

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também