Brasil mantém PIBinho, desemprego em alta e falta de confiança

O Produto Interno Bruto (PIB) cresceu apenas 0,4% no primeiro trimestre de 2018, de acordo com o levantamento divulgado nesta quarta-feira (30) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). É o quarto trimestre consecutivo que o país registra o chamado “PIBinho”, com altas de menos de 1%.

O resultado remete ao patamar registrado no primeiro trimestre de 2011, de acordo com a gerente de Contas Nacionais do IBGE, Claudia Dionisio. O único setor que “respirou” no período foi a agricultura, com 1,4% de crescimento.  Mesmo baixo, o índice é muito superior aos resultados pífios registrados por indústria e serviços, de 0,1%.

O PIBinho soma-se a mais dados negativos divulgados nesta semana, como o aumento da taxa de desemprego e a queda da confiança empresarial ao menor nível desde novembro de 2017.

De acordo com o IBGE, o desemprego subiu pela quarta vez consecutiva no País e fechou o trimestre até abril em 12,9% – em números absolutos, são 13,4 milhões de desocupados. No levantamento anterior, entre novembro de 2017 e janeiro deste ano, a taxa estava em 12,2%.

Outro recuo é o do número de trabalhadores com carteira de trabalho assinada no Brasil. Eram 32,7 milhões de brasileiros nessa condição no trimestre até abril, o que representa uma queda de 1,7% em relação ao trimestre imediatamente anterior. Os resultados fazem parte da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio (PNAD Contínua).

Confiança baixa – O Índice de Confiança Empresarial, medido pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), também teve queda: 0,6 ponto em maio, indo para 92,8 pontos.

“A confiança empresarial recua pelo segundo mês seguido, sob influência da insatisfação com o ritmo lento da economia, as incertezas políticas e as piores perspectivas para o cenário externo”, disse em nota o superintendente de Estatísticas Públicas do FGV IBRE, Aloisio Campelo Jr.

Segundo ele, a coleta de informações encerrou-se em 23 de maio, não dando tempo para captar os efeitos da greve dos caminhoneiros. Mas Campelo acredita ser possível que os desdobramentos econômicos e políticos desses protestos levem a uma piora das expectativas em junho.

PT no Senado

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também

Jaya9

Mostbet

MCW

Jeetwin

Babu88

Nagad88

Betvisa

Marvelbet

Baji999

Jeetbuzz

Mostplay

Melbet

Betjili

Six6s

Krikya

Glory Casino

Betjee

Jita Ace

Crickex

Winbdt

PBC88

R777

Jitawin

Khela88

Bhaggo

jaya9

mcw

jeetwin

nagad88

betvisa

marvelbet

baji999

jeetbuzz

crickex

https://smoke.pl/wp-includes/depo10/

Depo 10 Bonus 10

Slot Bet 100

Depo 10 Bonus 10

Garansi Kekalahan 100