Brasil foi o país que mais evoluiu em acesso à educação, aponta OCDE

mercadante 25 11 2015O ministro da Educação, Aloizio Mercadante deu sequência, nesta quarta-feira (25), à série de debates que vem fazendo na Comissão da Educação da Câmara. Durante a exposição, o ministro destacou a publicação Education at a Glance 2015, da Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), divulgada ontem, que revela que o Brasil é um dos países que, nos últimos anos, mais investiu em educação. Segundo os dados, o Brasil é o primeiro país que mais ampliou gasto per capta por aluno na educação básica.

“Nós aumentamos em 210% os recursos de 2005 a 2012. Só nesse período, a média do valor, em dólares, aumentou 121%. Em comparação com outros países desenvolvidos da OCDE – Estados Unidos, Canadá ou União Europeia – o Brasil foi o país que mais esforço fez em termo de investimento para educação básica. Fato extremamente importante”, afirmou Mercadante.

O ministro destacou ainda que, segundo dados da organização internacional, o Brasil é o 3º país que mais investe em educação, considerando o total de gasto público no país. O relatório aponta que, em 2012, 17,2% do investimento público total brasileiro foi destinado para a educação. Segundo ele, entre os 38 países analisados nesse mesmo período só o México e a Nova Zelândia investiram mais que o Brasil.

Ele frisou, também, que o documento da OCDE mostra que o Brasil ocupa a 5ª posição quando se leva em consideração a relação entre o Produto Interno Bruto (PIB) e o investimento em educação. Os números revelam que, em 2012, o investimento em educação básica no Brasil foi de 4,7% do PIB, enquanto a média registrada pela OCDE foi de 3,7%.

“Em qualquer indicador, temos que reconhecer o grande esforço que fizemos no último período da história para tentar pagar uma dívida educacional muito alta e isso reverteu o atraso nessa área e melhorou o financiamento na educação”, reconheceu o ministro.

Evolução Intergeracional – Aloizio Mercadante comemorou o índice que aponta o Brasil na 6ª colocação no quesito evolução Intergeracional.  Os dados apontam uma substantiva evolução quando se avalia a conclusão do ensino médio entre diferentes faixas etárias. Na comparação,  72% dos adultos entre 55 a 64 anos não havia concluído o ensino médio e 39% entre a faixa etária de  25 a 34 anos.

“Olhando os 30 anos atrás, o Brasil foi o 6º país que mais evoluiu quando comparamos com outros países da OCDE. Tivemos uma evolução muito positiva em relação a acesso, permanência e aprendizado”, observou Mercadante.

Avaliação – A análise feita pela OCDE se baseia na percepção dos diretores de escolas e leva em conta o índice de qualidade dos recursos escolares do Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (Pisa).

Brics – Aloizio Mercadante comunicou que o governo brasileiro vai criar a Universidade dos Brics (grupo que reúne Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul). Segundo ele, o primeiro passo atenderá a pós-graduação (mestrado e doutorado). Serão contempladas seis áreas:  economia, energia, mudanças climáticas, recursos hídricos, segurança da informação e BRICs.

Ele adiantou que o MEC vai lançar o edital de seleção para os interessados nos cursos de pós-graduação até o final do mês.

Benildes Rodrigues
Foto: Antonio Augusto/Agência Câmara

 

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também

Jaya9

Mostbet

MCW

Jeetwin

Babu88

Nagad88

Betvisa

Marvelbet

Baji999

Jeetbuzz

Mostplay

Melbet

Betjili

Six6s

Krikya

Glory Casino

Betjee

Jita Ace

Crickex

Winbdt

PBC88

R777

Jitawin

Khela88

Bhaggo

jaya9

mcw

jeetwin

nagad88

betvisa

marvelbet

baji999

jeetbuzz

crickex

https://smoke.pl/wp-includes/depo10/

Depo 10 Bonus 10

Slot Bet 100

Depo 10 Bonus 10

Garansi Kekalahan 100