Brasil enviará medicamentos para ajudar Haiti a combater epidemia de cólera

nilson mourao-26-10-10O Ministério da Saúde envia para o Haiti, nesta quarta-feira (27), medicamentos e insumos que serão utilizados no tratamento das pessoas afetadas pela epidemia de cólera que atinge o país. Entre o material a ser enviado estão frascos de hipoclorito de sódio, sais para reidratação oral, soro injetável, luvas e equipamentos para aplicação de soro, que partirão do Rio de Janeiro, em um voo da Força Área Brasileira (FAB). No mesmo dia, dois epidemiologistas brasileiros do Ministério da Saúde partirão de Brasília, rumo a Porto Príncipe, para apoiar as ações do Ministério da Saúde do Haiti.

A iniciativa foi elogiada pelo deputado Nilson Mourão (PT-AC). De acordo com o parlamentar, a atitude brasileira deve servir de exemplo para outros países, especialmente para os mais desenvolvidos. “É mais uma ação solidária do Brasil em relação ao Haiti. Essa medida integra a política brasileira de unidade do nosso continente. O povo haitiano precisa da solidariedade de todo o mundo todo para se recuperar do terremoto que devastou grande parte do País no começo do ano”, destacou.

Epidemia – Na última sexta-feira (22), o presidente do Haiti, René Préval, solicitou ajuda ao governo brasileiro para enfrentar uma epidemia de cólera – a primeira do país, em um século, segundo a Organização Mundial de Saúde. De acordo com o Ministério da Saúde da ilha do Caribe, a doença já matou 250 pessoas e atingiu mais de três mil pessoas em uma semana. A cólera é uma doença infecciosa intestinal aguda, transmitida, principalmente, pela ingestão de água ou alimentos contaminados. Pode ser transmitida também pelo manuseio de produtos contaminados, por moscas ou ainda pelo contato direto entre pessoas infectadas.

A ajuda humanitária do Brasil para o Haiti, após o terremoto que atingiu o país em janeiro de 2010, priorizou, no primeiro momento, o resgate e o atendimento de pessoas feridas. Em seguida, as atenções foram voltadas para a oferta de serviços por meio dos hospitais de campanha e ações de prevenção e controle de doenças transmissíveis. Representantes de diversos ministérios brasileiros atuaram diretamente na ajuda emergencial.

Até o momento, foram encaminhadas ao país caribenho aproximadamente 400 toneladas de medicamentos, como antivirais e antibióticos, materiais cirúrgicos e mais de 100 mil doses de vacinas contra hepatite B. Além disso, foram enviados 40 kits de medicamentos do programa de atendimento a municípios atingidos por desastres, iguais aos que foram enviados aos municípios de Pernambuco e Alagoas destruídos pelas chuvas em junho último. Cada kit tem a capacidade de atender até 500 pessoas.

Atualmente, a equipe técnica brasileira está desenvolvendo e implementando projetos de infraestrutura e cooperação técnica, fundamentais para a reestruturação dos serviços de saúde do Haiti. Para viabilizar as ações a médio e longo prazo, no Haiti, o governo brasileiro editou uma Medida Provisória que destina R$ 135 milhões para financiar ações de saúde. Além disso, o Ministério da Saúde do Brasil trabalha em diversas frentes, como projetos de cooperação para apoio na estruturação de Bancos de Leite e na implantação do Instituto Haitiano de Reabilitação.

Equipe Informes com agências

 

 

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também