Brasil e Zimbábue iniciam ações de cooperação

assentamentoO Governo Lula inicia esta semana as ações de consolidação da Cooperação Técnica Brasil-Zimbábue na área de reforma agrária.

Nesta segunda-feira (23), uma comitiva composta por oito membros e chefiada pela secretária permanente do Ministério de Terras e dos Assentamentos Rurais do país africano, Sophia Christine Tsvakwi, visitarão a sede do Incra, em Brasília (DF), onde conhecerão todo o contexto da reforma agrária brasileira.

A visita, que conta com o suporte da Agência Brasileira de Cooperação (ABC) e do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), terá duração de cinco dias e inclui saídas de campo para que a delegação conheça alguns assentamentos próximos a capital federal e, assim, possam ver de perto as experiências desenvolvidas pelo governo brasileiro na área de reforma agrária. O objetivo geral da cooperação técnica é o apoio brasileiro ao desenvolvimento rural com reforma agrária e o fortalecimento da agricultura familiar no Zimbábue.

Nesta terça, 24, a delegação conhecerá o assentamento Estrela Guia, localizado no município de Unaí (MG). No dia seguinte, visitarão o assentamento Fazenda Larga, em Formosa (GO). Nas duas visitas, a comitiva será acompanhada do superintendente regional do Incra/DF, Marco Aurélio Bezerra da Rocha, e por membros da Assessoria Internacional MDA e da ABC.

O documento de cooperação técnica foi assinado pelo ministro do Desenvolvimento Agrário, Guilherme Cassel, e o ministro da Agricultura, Mecanização e Desenvolvimento da Irrigação do Zimbábue, Joseph Made, em maio deste ano, durante o Diálogo Brasil-África sobre Segurança Alimentar, Combate à Fome e Desenvolvimento Rural. O evento foi realizado para que servidores públicos, cientistas, empresários e funcionários internacionais ampliassem o diálogo em matéria de políticas públicas e de pesquisa voltadas para a agricultura. O encontro teve a participação de mais de 40 ministros de agricultura de países africanos. Na ocasião, Cassel destacou que Brasil e Zimbábue têm muitas similaridades no meio rural e desafios em comum. “Lá e aqui é determinante para a segurança alimentar, fortalecer a agricultura familiar e avançar com a reforma agrária”, afirmou.

O Zimbábue está localizado no sudeste do continente africano, em uma área de 390.759 quilômetros quadrados. Sua população é de 11,7 milhões de pessoas, das quais 66% vivem no meio rural. As principais culturas do país são o tabaco, milho, algodão, soja, chá, café, cana-de-açúcar. Também há criação de bovinos, caprinos, suínos e aves.

O país africano está passando por uma fase de fortalecimento da produção e da agricultura familiar. É um país que tem hoje cerca de 200 mil pessoas assentadas. Durante o evento em maio, o ministro Joseph Made explicou que o país está disposto a importar do Brasil máquinas e equipamentos agrícolas para modernizar a agricultura familiar e para aumentar a produtividade. Na mesma ocasião, Made solicitou também que seja facilitado o financiamento para exportação de equipamentos agrícolas.

Assessoria do MDA

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também

Jaya9

Mostbet

MCW

Jeetwin

Babu88

Nagad88

Betvisa

Marvelbet

Baji999

Jeetbuzz

Mostplay

Melbet

Betjili

Six6s

Krikya

Glory Casino

Betjee

Jita Ace

Crickex

Winbdt

PBC88

R777

Jitawin

Khela88

Bhaggo

jaya9

mcw

jeetwin

nagad88

betvisa

marvelbet

baji999

jeetbuzz

crickex

https://smoke.pl/wp-includes/depo10/

Depo 10 Bonus 10

Slot Bet 100

Depo 10 Bonus 10

Garansi Kekalahan 100