O Ministério do Meio Ambiente (MMA) entregou nesta terça-feira (3) o selo de Baixo Carbono para 11 empresas que doaram crédito de carbono para compensar emissões ocasionadas pela Copa do Mundo 2014. O Brasil é o único país que assumiu uma meta de compensação de gases do efeito estufa para um grande evento, mesmo antes dele se iniciar.
As empresas que receberam o selo doaram no total 420.500 toneladas de carbono equivalente. Com essas doações foi possível, não só compensar, mas ultrapassar o total de emissões diretas (aquelas sobre as quais temos responsabilidade), e também parte das emissões indiretas, das quais não temos responsabilidade durante a realização do evento.
“Todo voo aéreo nacional da Copa está compensado e 19% dos internacionais. Esse é o saldo até sexta-feira passada (30) e outras empresas continuam aderindo. Muito provavelmente até o dia 18 de julho, data de encerramento da chamada pública, vamos receber um montante maior de doações”, destaca Karen Cope, diretora do Departamento de Licenciamento e Avaliação Ambiental da Secretaria de Mudança do Clima e Qualidade Ambiental do MMA.
Empresas e organizações interessadas em doar crédito de carbono para a Copa 2014 têm até 18 de julho para aderir ao programa. Basta entrar no site do MMA, pegar o termo de acordo e seguir o protocolo preenchendo a intenção de doação.
Blog do Planalto