Brasil deve priorizar mobilidade urbana sustentável com transporte público coletivo e de qualidade, afirma Rubens Otoni

Deputado Rubens Otoni. Foto: Letícia Silvestre/Divulgação Mandato

O deputado federal Rubens Otoni (PT-GO) defendeu hoje (9) a ampliação dos investimentos públicos em sistemas de transportes coletivos de qualidade, como meio de “vencer o trânsito caótico, a poluição crescente e a diminuição nos indicadores de qualidade de vida nas cidades”.

“Esta realidade exigirá a curto prazo, do governo federal, ações efetivas para pavimentar o caminho de uma sociedade inclusiva e que ofereça oportunidades de mobilidade urbana ao alcance da grande maioria da população por meio de transporte público coletivo e de qualidade”, escreveu ele, em artigo publicado no site do jornal O Globo.

Como  coordenador da Câmara Temática de Mobilidade Urbana da Frente Parlamentar Mista de Logística e Infraestrutura (Frenlogi), Rubens Otoni alertou que. em vez de investir em sistemas de transporte individual, o Brasil pode “aprender com exemplos ao redor do mundo e buscar soluções abrangentes”.

Ele assinalou que países como Holanda, Suécia e Alemanha, por exemplo,  “adotaram políticas públicas efetivas para promover a mobilidade urbana sustentável, com investimentos no transporte público, qualidade do serviço, melhoria da velocidade comercial dos ônibus e tarifas acessíveis”.

Leia a íntegra do artigo:

 

“Mobilidade urbana: transporte individual x coletivo

 

Por Rubens Otoni ( *)

Ao se analisar a política do governo federal de incentivo à diminuição do custo do carro popular por meio de isenções de impostos e créditos subsidiados, é importante reconhecer o impacto positivo na economia e, em especial, na indústria automobilística.

Entretanto, é necessário um alerta. A superação dos desafios da mobilidade urbana, em especial nas regiões metropolitanas, aponta na direção do transporte público coletivo de qualidade como forma de vencer o trânsito caótico, a poluição crescente e a diminuição nos indicadores de qualidade de vida nas cidades.

Esta realidade exigirá a curto prazo, do governo federal, ações efetivas para pavimentar o caminho de uma sociedade inclusiva e que ofereça oportunidades de mobilidade urbana ao alcance da grande maioria da população por meio de transporte público coletivo e de qualidade.

Trabalhadores de regiões metropolitanas mais adensadas gastam até quatro horas no trajeto diário casa-trabalho-casa, o que no ano significam mais de 40 dias vividos dentro de um transporte inadequado.

Acredito que podemos aprender com exemplos ao redor do mundo e buscar soluções abrangentes.

Países como Holanda, Suécia e Alemanha adotaram políticas públicas efetivas para promover a mobilidade urbana sustentável, com investimentos no transporte público, qualidade do serviço, melhoria da velocidade comercial dos ônibus e tarifas acessíveis.

Essas nações compreenderam que o transporte coletivo de qualidade é essencial para cidades sustentáveis, inclusivas e com menor congestionamento e poluição.

O governo federal, ao priorizar incentivos para aquisição de carros particulares, na prática incentiva o transporte individual. Minha expectativa é que, ainda neste ano, tenhamos uma sinalização efetiva de responsabilidade e compromisso do governo federal com o transporte público coletivo com investimentos que viabilizem políticas públicas direcionadas para a construção de um sistema eficiente, inclusivo e ambientalmente responsável, levando em consideração as parcelas mais vulneráveis da sociedade.

É necessário, ainda, destacar a importância das discussões em torno do Novo Marco Legal da Mobilidade Urbana, representado pelo Projeto de Lei nº 3278/2021, em tramitação no Senado Federal. Essa proposta legislativa proporciona a oportunidade de estabelecer diretrizes claras e atualizadas, promovendo uma visão integrada e sustentável da mobilidade urbana. A atuação da Câmara Temática de Mobilidade Urbana dentro da Frente Parlamentar Mista de Logística e Infraestrutura (Frenlogi) também desempenhará um papel de destaque na formulação de políticas públicas que visem à melhoria do transporte nas cidades, através do engajamento de diversos movimentos sociais, entidades e especialistas.

Em suma, entendemos que, com o tempo oportuno e o engajamento efetivo de todos os setores da sociedade, poderemos superar as fragilidades atuais e construir um sistema de transporte coletivo público mais justo, sustentável e acessível para todos os cidadãos. A mobilidade urbana inclusiva e amigável ao meio ambiente é um objetivo alcançável, e as discussões em torno do Novo Marco Legal e a atuação da Câmara Temática são passos importantes nessa direção. Juntos, podemos construir cidades mais humanas, sustentáveis e cidadãs.

 

(*) Rubens Otoni é deputado federal (PT-GO) e coordenador da Câmara Temática de Mobilidade Urbana da Frente Parlamentar Mista de Logística e Infraestrutura (Frenlogi)”

 

“Artigo publicado originalmente no site do jornal O Globo em 9 de junho de 2023)

 

Redação PT na Câmara

 

 

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também

Jaya9

Mostbet

MCW

Jeetwin

Babu88

Nagad88

Betvisa

Marvelbet

Baji999

Jeetbuzz

Mostplay

Melbet

Betjili

Six6s

Krikya

Glory Casino

Betjee

Jita Ace

Crickex

Winbdt

PBC88

R777

Jitawin

Khela88

Bhaggo

jaya9

mcw

jeetwin

nagad88

betvisa

marvelbet

baji999

jeetbuzz

crickex

https://smoke.pl/wp-includes/depo10/

Depo 10 Bonus 10

Slot Bet 100

Depo 10 Bonus 10

Garansi Kekalahan 100