O número de vagas formais de emprego no País cresceu em janeiro. Segundo o Ministério do Trabalho, foram criadas 181.419 vagas no primeiro mês do ano. O resultado é o melhor para o mês desde maio de 2000. Até então o maior resultado para janeiro havia sido em 2008, quando contaram-se 101.748 vagas fechadas. Para o deputado Vicentinho (PT-SP), o resultado mostra tranquilidade do mercado. “O resultado é excepcional, pois mostra efetivamente a tranquilidade econômica que gerou investimento por parte dos empresários. Gerar emprego é sempre um desafio e uma bandeira do nosso governo. É importante registrar que, mesmo investindo pesado na tecnologia e em máquinas, como os empresários estão fazendo, os trabalhadores também estão tendo espaço e contemplando as vagas formais dos postos de trabalho”, disse.
Janeiro tem tradição em gerar um numero menor de vagas por conta do período de férias. O resultado, reverte a redução de emprego registrada em dezembro de 2009, quando foram fechados mais de 400 mil vagas formais.
Em 2009 foram abertos 995 mil postos de trabalho. Para o ano de 2010, o ministério do Trabalho pretende alcançar a meta de 2 milhões de empregos formais.
Hérika Tavares, com agências