O Brasil continua avançando e, apesar das dificuldades transitórias que o País enfrenta na economia, tem 92% da população empregada. A avaliação é de Alfredo Brêda, presidente do Sindicato da Indústria da Construção do Estado de Alagoas (Sinduscon-AL), que se reuniu com a presidenta Dilma Rousseff e outras lideranças empresariais de Alagoas, nesta quinta-feira (5), em Maceió.
“As dificuldades que o Brasil está enfrentando não são problemas estruturais e é preciso lembrar que o País está caminhando. São 92% de pessoas empregadas, isso não é pouca coisa, o País está seguindo em frente”.
Brêda acredita que já no próximo ano “as coisas vão voltar a acontecer” e o Brasil vai retomar o crescimento econômico. “Alagoas é pobre, precisa de saneamento, estradas e casas. Para mim, a forma como o governo investe no Minha Casa Minha Vida vai resolver muitos dos problemas deste País, do déficit habitacional à geração de empregos”.
Para o empresário, que também é presidente da Telesil, empresa do setor da construção civil, a iniciativa da presidenta de se reunir com o setor empresarial nacional tem como objetivo criar uma agenda positiva para o País.
Embrapa – Durante a reunião com representes do setor empresarial de Alagoas, a ministra da Agricultura, Kátia Abreu, anunciou que o estado vai receber a primeira unidade da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa). Alagoas era, até agora, a única unidade da federação que não contava com uma sede da empresa no País.
Após a reunião, em entrevista à imprensa, o ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Armando Monteiro, destacou a importância que o suporte técnico da Embrapa poderá exercer para o desenvolvimento das atividades agropecuárias do estado.
“Um ponto que eu considero muito importante hoje foi o anúncio que a Embrapa vai finalmente chegar a Alagoas e, portanto, dar um suporte técnico e tecnológico ao desenvolvimento das atividades agropecuárias aqui”, destacou.
O presidente da Federação das Indústria de Alagoas, Antônio Carlos Lyra, comemorou os avanços que o setor agropecuário alagoano vai viver daqui para frente, já que o segmento, até então, não contava com assistência técnica especializada.
Avaliação – O ministro fez ainda um balanço positivo da reunião. “Foi um encontro muito produtivo, em que a que as autoridades governamentais, especialmente a presidenta, pôde ouvir sugestões, críticas, avaliações, para orientar a ação do governo e para fazer, eventualmente, correções de rumo e para que o governo tenha maior sintonia com as demandas regionais”, disse.
Ele destacou também outro ponto de interesse direto de Alagoas tratado durante o encontro. “A presidenta reafirmou, mais uma vez, o compromisso com essa importante obra, que é o Canal do Sertão, cuja 3ª etapa ela entregou hoje, a 4ª etapa já está em curso e já se falou, inclusive, da 5ª e última etapa dessa importante obra, para dar segurança hídrica, reforçar a infraestrutura hídrica de Alagoas”.
PT na Câmara com Blog do Planalto
Foto: Roberto Stuckert Filho