Brasil assume presidência do Mercosul; Lula quer reforçar o bloco

lula_peqO presidente Luiz Inácio Lula da Silva assume nesta terça-feira a presidência interina do Mercosul, a qual exercerá até dezembro próximo. Ele vai manter o firme compromisso com a integração regional e o fortalecimento do bloco.

Os presidentes dos países-membros começaram a chegar na tarde de hoje à cidade argentina de San Juan, Argentina, onde se realiza a Cúpula do Mercosul. Está previsto para a noite desta segunda-feira um jantar oferecido pela presidente argentina Cristina Kirchner em homenagem aos demais governantes sul-americanos.

Além de Lula, estão confirmadas as presenças dos presidentes José Mujica, do Uruguai; Fernando Lugo, do Paraguai; Evo Morales da Bolívia; Sebastián Piñera, do Chile; e Hugo Chávez, da Venezuela.

O Conselho do Mercado Comum (CMC) do Mercosul, órgão de decisão política do bloco, iniciou nesta segunda-feira suas deliberações em San Juan. Participam do encontro os chanceleres, ministros de Economia e Indústria e presidentes dos Bancos Centrais dos países-membros do bloco, além de representantes da Venezuela, país em processo de adesão ao Mercosul, e das nações associadas do organismo (Chile, Bolívia, Equador, Peru e Colômbia). Também participam membros do Parlamento do Mercosul (Parlasur) e representantes da sociedade civil.

Entre outros temas, está previsto que o CMC aborde a reabertura de  negociação de um tratado de associação política e comercial com a União Europeia (UE).

Hoje, foi assinado um tratado de livre comércio com o Egito, pelo qual liberalizarão gradualmente suas trocas comerciais em um prazo de dez anos. O acordo foi assinado pelo ministro do Comércio do Egito, Rachid Mohammed Rachid, e o chanceler argentino, Héctor Timerman, durante a cúpula do bloco sul-americano na cidade argentina de San Juan. Este é o segundo acordo de livre-comércio do Mercosul fora da América Latina depois do selado com Israel em 2007.

Os representantes dos países sul-americanos vão tratar também da outorga de financiamento regional a vários projetos de infraestrutura.

Um dos assuntos centrais ainda pendente de acordo é a redação do código alfandegário do bloco, a eliminação da dupla cobrança da Tarifa Externa Comum (TEC) .

Equipe Informes, com agências

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também

Jaya9

Mostbet

MCW

Jeetwin

Babu88

Nagad88

Betvisa

Marvelbet

Baji999

Jeetbuzz

Mostplay

Melbet

Betjili

Six6s

Krikya

Glory Casino

Betjee

Jita Ace

Crickex

Winbdt

PBC88

R777

Jitawin

Khela88

Bhaggo

jaya9

mcw

jeetwin

nagad88

betvisa

marvelbet

baji999

jeetbuzz

crickex

https://smoke.pl/wp-includes/depo10/

Depo 10 Bonus 10

Slot Bet 100

Depo 10 Bonus 10

Garansi Kekalahan 100