Bolsonaro utiliza TV Record como ferramenta de produção de fake news

Não é de hoje que Bolsonaro utiliza fake news para tentar esconder tudo o que faz (e fez) de errado em seu desgoverno e para proteger filhos e amigos milicianos. Agora, Jair utiliza a TV Record, sua aliada de primeira hora, na dispersão de fake news em rede nacional. O principal objetivo é desviar o foco do novo escândalo que atingiu seu governo: um ex-assessor do Ministério do Turismo falou que o caixa dois arrecadado pelo “laranjal’ do PSL também abasteceu a campanha de Jair.

Frente à nova denúncia de corrupção, a tropa de choque do Planalto decidiu agir e, na noite deste domingo (6), o Jornal da Record veiculou uma reportagem infundada e duvidosa que sugere relação entre advogados do PT e a facção criminosa PCC. Mais uma vez, Bolsonaro e Record tentam produzir argumentos falsos para que a população acredite que a ligação existe.

Vale lembrar que a rede Record é uma concessão pública, na qual está vedado o uso político. Porém, a quantidade de verba investida por Bolsonaro na Record parece ter um grande peso nas decisões editoriais. Até abril desse ano, Bolsonaro havia aumentado em 63% os gastos com publicidade sendo a Record a que mais foi beneficiada da lista, com pouco mais de R$ 10 milhões, segundo levantamento do UOL. Além disso, o faturamento publicitário da Record junto à Secom (Secretaria Especial de Comunicação) teve aumento de 659%.

O aumento dos milhões vindos do governo dá materialidade à já conhecida relação de camaradagem entre Edir Macedo e Bolsonaro. Como bem lembra a reportagem do UOL, “a Rede Record é ligada à Igreja Universal do Reino de Deus, comandada pelo bispo Edir Macedo. O religioso declarou apoio à candidatura de Bolsonaro à Presidência em setembro do ano passado”.

Entenda a fake news

A Record utiliza técnicas como vazamentos parciais e embaralhamento de informações fora de contexto com o claro objetivo de tentar manchar a reputação de terceiros. Em agosto, o próprio promotor Gakiya já havia desmentido qualquer ligação entre PT e PCC, em entrevista ao UOL.

O vídeo veiculado neste domingo (6) não traz documentos oficiais do Ministério Público de São Paulo e nenhuma prova de que as informações sejam verdadeiras. A única fonte é o promotor de Justiça Lincoln Gakiya, porém, a fala dele é retirada de contexto e nada tem a ver com a suposta “relação” do PT com o PCC que a emissora tenta propositalmente criar. Eles utilizam como gancho a Ação de Descumprimento de Preceito Fundamental (ADPF) 579, movida pelo Instituto Anjos da Liberdade, contra a Portaria 157 do Ministério da Justiça, como se tivesse qualquer relação com o pacote anticrime de Moro. No entanto, a Portaria violava garantias constitucionais e relacionadas aos Direitos Humanos dos presidiários.

Em nota, o PT reafirma que “a proposta da ADPF foi apresentada pelo advogado Geraldo Prado, em nome do Instituto Anjos da Liberdade, que se tornou ‘amicus curie’ do PT no processo. Tanto o advogado quanto o Instituto são reconhecidos no mundo jurídico por sua atuação na defesa de vulneráveis”.

O partido reitera ainda que “desconhece qualquer suposta relação dos advogados que atuam no caso ou do Instituto Anjos da Liberdade com organizações criminosas”. No Twitter, a presidenta Nacional do PT e deputada federal, Gleisi Hoffmann também se manifestou sobre o caso:

O caso dos Sem Terrinha

Além dos ataques ao PT, a TV Record se dedica a atacar também os movimentos sociais. No começo do ano, foi veiculada uma matéria sobre o Encontro Nacional Sem Terrinha, realizado em 2018 pelo MST em Brasília. A “reportagem” buscou criminalizar o movimento a todo custo. Ignorando o trabalho de valorização da agricultura orgânica e da defesa dos direitos, a Record falou apenas de “doutrinação de crianças” e afirmou que o MST não cuidou dos sem-terrinha.

O movimento publicou uma nota de repúdio e exigiu direito de resposta da Record, além de desafiar a empresa “a se propor a um jornalismo sério e de qualidade que preze pelos fatos e não interesses políticos”.

Da Agência PT de notícias

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também

Jaya9

Mostbet

MCW

Jeetwin

Babu88

Nagad88

Betvisa

Marvelbet

Baji999

Jeetbuzz

Mostplay

Melbet

Betjili

Six6s

Krikya

Glory Casino

Betjee

Jita Ace

Crickex

Winbdt

PBC88

R777

Jitawin

Khela88

Bhaggo

jaya9

mcw

jeetwin

nagad88

betvisa

marvelbet

baji999

jeetbuzz

crickex

https://smoke.pl/wp-includes/depo10/

Depo 10 Bonus 10

Slot Bet 100

Depo 10 Bonus 10

Garansi Kekalahan 100