Bolsonaro quebra a economia e tenta culpar trabalhadores pelo desemprego

Com a economia no fundo do poço e desemprego recordes, Bolsonaro afirmou que parte dos brasileiros não tem preparação para fazer “quase nada”. “Se você é um dos 14,3% dos brasileiros que está sem emprego saiba que, para o presidente da República, a culpa é sua”, ironizou o senador Humberto Costa (PT-PE). A afirmação de Bolsonaro também não tem base na história recente do país. Os governos Lula e Dilma investiram na formação e na qualificação dos trabalhadores.

Em declaração feita no “cercadinho” do Palácio do Planalto, o presidente Bolsonaro agrediu novamente os trabalhadores, dizendo que parte dos brasileiros não tem preparação para fazer “quase nada”. “Então, [o Brasil] é um país difícil trabalhar. Quando fala em desemprego, né, [são] vários motivos. Um é a formação do brasileiro. Uma parte considerável não está preparada para fazer quase nada. Nós importamos muito serviço”, disse o presidente. Bolsonaro também ataca a história recente do país que apostou na formação e qualificação da mão-de-obra nacional.

“Se você é um dos 14,3% dos brasileiros que está sem emprego saiba que, para o presidente da República, a culpa é sua. Para ele, você não tem formação adequada e faz parte de uma parcela dos trabalhadores que “não está preparada para fazer quase nada”, denunciou o senador Humberto Costa (PT-PE), em suas redes sociais.  Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mostram que o Brasil encerrou novembro de 2020 com mais de 14 milhões de desempregados. Um aumento de 2% frente a outubro (13,8 milhões), e de 38,6% desde maio (10 milhões de desempregados).

A declaração de Bolsonaro tenta transferir para os trabalhadores a incompetência de seu governo na condução da economia nacional. A economia que já vinha mal das pernas desde 2019, piorou com a adoção do obsoleto modelo neoliberal do ministro Paulo Guedes. A trágica condução do combate à pandemia agravou a situação, derrubando o PIB, travando a recuperação industrial e elevando o desemprego para patamares recordes. Além disso, abriu caminho para a inflação de alimentos e da cesta básica que afetam os mais pobres.

Governos do PT investiram na qualificação profissional

Os governos de Lula e Dilma investiram na educação, na formação e na qualificação dos trabalhadores brasileiros. A partir de 2008, por iniciativa do governo Lula, foram implantados mais de 360 Institutos Federais em todas as regiões do país. As universidades também foram interiorizadas, com a criação de 18 novas universidades federais e 173 campus universitários. Entre 2003 e 2014, o número de alunos foi praticamente duplicado, passando de 505 mil para 932 mil alunos.

Além dessas iniciativas, os governos petistas apostaram em programas de incentivo e parcerias com a iniciativa privada para garantir ensino técnico aos brasileiros. O Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), criado em 2011 para capacitar os jovens brasileiros, recebeu investimentos de R$ 14 bilhões até 2014. Acordos com o Sistema S (Sesc, Sesi, Senai, Senast e Senac), que atuaram em conjunto com o Pronatec e ofereceram milhares de vagas gratuitas para cursos de formação profissional nos setores de indústria e comércio.

PT Nacional

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também

Jaya9

Mostbet

MCW

Jeetwin

Babu88

Nagad88

Betvisa

Marvelbet

Baji999

Jeetbuzz

Mostplay

Melbet

Betjili

Six6s

Krikya

Glory Casino

Betjee

Jita Ace

Crickex

Winbdt

PBC88

R777

Jitawin

Khela88

Bhaggo

jaya9

mcw

jeetwin

nagad88

betvisa

marvelbet

baji999

jeetbuzz

crickex

https://smoke.pl/wp-includes/depo10/

Depo 10 Bonus 10

Slot Bet 100

Depo 10 Bonus 10

Garansi Kekalahan 100