Bolsonaro criou ‘corredor da morte’ e será julgado por crime de genocídio, prevê Alexandre Padilha

O deputado federal e ex-ministro da Saúde Alexandre Padilha (PT-SP) denunciou hoje (7) o presidente de extrema direita Jair Bolsonaro pela prática de genocídio, com a criação de um “corredor da morte” que levou o Brasil a liderar o número diário de mortes por Covid-19 em todo o mundo. “O Brasil ainda vai se ver livre dessa praga (Bolsonaro), mas ele será julgado por genocídio e os atos cometidos” contra o povo brasileiro, vaticinou o parlamentar.

No Dia Mundial da Saúde, comemorado em 7 de abril, enquanto líderes políticos e religiosos de todo o mundo falaram sobre a importância da vacina contra a Covid-19 e dos cuidados com a saúde, o presidente brasileiro calou-se e ainda horrorizou o planeta ao falar a respeito de pessoas portadoras de HIV, durante discurso em Chapecó (SC).

“O presidente da República não só não falou nada sobre o Dia Mundial da Saúde como proferiu palavras de escárnio e chacota sobre a HIV/Aids”, observou Padilha.

Corredor da morte
Padilha assinalou que Bolsonaro, desde o ano passado, tem praticado um conjunto de atos que transformaram o Brasil numa espécie de “corretor da morte.” Nas últimas duas semanas, um terço das mortes por Covid-19 no mundo tem ocorrido no Brasil, embora o país tenha apenas 2,7% da população mundial.

Para efeito de comparação, Padilha mencionou que no governo Lula, nos dois últimos anos do segundo mandato ( 2009 e 2010), o Brasil tornou-se referência mundial em vacinação contra a gripe H1N1. Uma situação diametralmente oposta à de hoje, com o governo militar liderado por Bolsonaro: o País não tem vacinas contra a Covid-19 em quantidade suficiente e não tem nenhuma perspectiva de solucionar o problema a médio prazo.

Com escárnio, irresponsabilidade e desprezo à vida do povo brasileiro, Bolsonaro levou o País ao atoleiro sanitário atual. Padilha observou que, não fossem a incompetência, negacionismo e insensibilidade social de Bolsonaro, o Brasil teria hoje pelo menos 700 milhões de doses para vacinar a população do País contra a Covid-19.

Falta de vacinas

Só a Organização Mundial de Saúde tinha oferecido, no ano passado, 138 milhões de doses. A Pfizer, 70 milhões, a Sinovac, 100 milhões, sem falar da Sputnik , com potencial de 200 milhões de doses a partir de parcerias com empresas brasileiras. Bolsonaro desprezou as ofertas, por minimizar os efeitos da pandemia e o País ficou a ver navios. “Hoje, o Brasil ocupa apenas o 46º lugar no ranking de vacinação mundial proporcionalmente ao tamanho da população”, comentou o ex-ministro da Saúde.

Padilha destacou a carta endereçada nesta quarta-feira pelo ex-presidente Lula a chefes de Estado e de Governo e líderes religiosos de todo o planeta, além de organizações multilaterais, na qual fala sobre o Dia Mundial da Saúde não como momento de celebração, mas de reflexão sobre a pandemia e de manifestação de solidariedade aos familiares das vítimas e aos profissionais da saúde que têm se desdobrado no atendimento a quem é acometido pela doença.

O capitão-presidente não se reuniu com profissionais da saúde, como médicos e enfermeiros, e tampouco se solidarizou com eles num momento dramático de combate à pandemia. Em vez disso, reuniu-se à noite com empresários que, segundo Padilha, provavelmente apoiam o projeto de lei 948/2021, que permite a compra de vacinas contra a Covid-19 pela iniciativa privada a fim de aplicá-las em diretores e funcionários de empresas, o chamado “camarote da vacina”.

Padilha voltou a condenar a decisão da Câmara de aprovar o projeto de lei que cria a vacina VIP. Para ele, o projeto fura a fila de vacinação e prejudica grupos prioritários, como profissionais da saúde, idosos, diabéticos, hipertenso e outros portadores de comorbidades. Além disso, há uma agravante: poderão ser comercializadas, eventualmente, vacinas de baixa qualidade, já que a Câmara aprovou norma com critérios inferiores à certificação exigida pela OMS. “O Brasil vai ter vacinas rejeitadas até nas xepas do mundo afora”, advertiu.

Redação PT na Câmara

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também

Jaya9

Mostbet

MCW

Jeetwin

Babu88

Nagad88

Betvisa

Marvelbet

Baji999

Jeetbuzz

Mostplay

Melbet

Betjili

Six6s

Krikya

Glory Casino

Betjee

Jita Ace

Crickex

Winbdt

PBC88

R777

Jitawin

Khela88

Bhaggo

jaya9

mcw

jeetwin

nagad88

betvisa

marvelbet

baji999

jeetbuzz

crickex

https://smoke.pl/wp-includes/depo10/

Depo 10 Bonus 10

Slot Bet 100

Depo 10 Bonus 10

Garansi Kekalahan 100