Bolsonaro assombra brasileiros com pobreza e inflação, revela estudo

Foto: Site do PT

A fórmula administrada no país por Jair Bolsonaro e o ministro da Economia Paulo Guedes de inflação desenfreada, queda na renda e desemprego afundaram o país em um tsunami de miséria e fome. O quadro generalizado de penúria social e econômica vem tirando o sono dos brasileiros, de acordo com um levantamento do instituto francês Ipsos. A pesquisa mensal revela que a pobreza e a desigualdade são os temas que mais assombram a população, com 41%.

Saúde e inflação aparecem em seguida, com 34% e 33%, respectivamente. Em quarto lugar, empatados com 32%, aparecem desemprego e corrupção. Depois, criminalidade e violência, que o afligem 29% da população.

Chama atenção ainda no levantamento o desastre causado pela política econômica Paulo Guedes, percebido por 79% dos entrevistados, para quem cenário econômico é péssimo.

70% consideram que o Brasil está no rumo errado, um sinal de que o pessimismo tomou conta da população, às voltas com altos índices de desocupação. O índice é maior do que a média mundial detectada pelo instituto, que ouviu cerca de 19 mil pessoas em 27 países: Argentina, Austrália, Bélgica, Canadá, Chile, Colômbia, França, Reino Unido, Alemanha, Hungria, Índia, Israel, Itália, Japão, Malásia, México, Holanda, Peru, Polônia, Rússia, Arábia Saudita, África do Sul, Coreia do Sul, Espanha, Suécia, Turquia e Estados Unidos.

Desalento

De acordo com uma das diretoras do instituto, Sandra Pessini, o desalento continua muito alto, apesar de uma pequena queda, em relação ao levantamento de outubro de 2021, que se explica por uma sensação de que o pior da pandemia já passou.

“O Brasil está entre os países que mais sofreram com depressão e ansiedade durante a pandemia. É um povo gregário, a saída do isolamento pode ter tido um impacto nisso”, declarou Pessini, de acordo com o jornal Valor.

Entre os 27 países, o Brasil aparece em 11 como o mais preocupado com a inflação, que também aflige a maioria dos países, em especial o início do conflito na Ucrânia, que afetou as cadeias produtivas globais. No caso brasileiro, a persistência da pressão inflacionária, que se dissemina sobre todo setor de bens e serviços explica o temor de que mais altas, especialmente nos preços dos combustíveis e dos alimentos, voltem a derrubar o poder de compra das famílias.

PTNacional, com Valor

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também

Jaya9

Mostbet

MCW

Jeetwin

Babu88

Nagad88

Betvisa

Marvelbet

Baji999

Jeetbuzz

Mostplay

Melbet

Betjili

Six6s

Krikya

Glory Casino

Betjee

Jita Ace

Crickex

Winbdt

PBC88

R777

Jitawin

Khela88

Bhaggo

jaya9

mcw

jeetwin

nagad88

betvisa

marvelbet

baji999

jeetbuzz

crickex