O deputado Amauri Teixeira (PT-BA) registrou em plenário Relatório Mundial da Saúde 2013, organizado pela Organização Mundial de Saúde (OMS) e que aponta que o Programa Bolsa Família ajudou a reduzir o número de mortes de crianças menores de cinco anos. “O Bolsa Família não é só um dinamizador das economias nas Regiões Nordeste e Norte. O Bolsa Família também contribui para a melhoria da saúde do povo mais sofrido”, ressaltou Amauri.
Documento – Segundo o Relatório Mundial da Saúde 2013, programas de transferência de renda condicionada, como o Bolsa Família, melhoram a saúde das crianças. Ainda segundo o documento, a transferência de renda condicionada serve como um incentivo financeiro que elimina barreiras econômicas para o acesso à saúde.
Segundo o estudo, o Bolsa Família reduziu em até 17% o índice de mortalidade infantil nas 2.853 cidades pesquisadas, entre os anos de 2004 e 2009. O estudo apontou também que o Bolsa Família foi responsável direto pela diminuição de 65% das mortes causadas por desnutrição e por 53% dos óbitos causados por diarreia em crianças menores de cinco anos.
“As Estatísticas Mundiais de Saúde” é um relatório anual com base em mais de 100 indicadores de saúde relatados pelos 193 Estados-membros da OMS.
Gizele Benitz