Boletim 74 – Comitê Popular em Defesa de Lula e da Democracia
Direto de Curitiba – 13/05/2018 – 21h15
- Um grupo de mães militantes e defensoras da democracia foi responsável neste domingo (13) pela saudação matutina ao ex-presidente Lula. Nem o Dia das Mães as afastou da vigília em frente ao prédio da Polícia Federal.
- As mães continuaram protagonizando o dia na Vigília #LulaLivre ao longo da tarde. No programa “Democracia em Rede”, quatro defensoras de Lula que estão na resistência em Curitiba deram seus depoimentos direto da Casa da Democracia e contaram porque decidiram deixar seus afazeres e se juntar aos que defendem Lula carregando seus filhos junto.
- No final da tarde, antes do boa noite ao ex-presidente, a jurista Carol Proner conversou com os manifestantes. Ela explicou como a prisão política de Lula é o desfecho de um golpe que teve início com o impeachment sem crime de Dilma Rousseff. Ela também disse que se trata de um golpe que passa por cima do Direito e das leis e que, portanto, só será revertido com a força da pressão popular nas ruas.
- O documentário “O processo”, da diretora brasileira Maria Augusta Ramos, venceu mais um prêmio internacional. Desta vez o reconhecimento veio através do prêmio do júri do DocumentaMadrid, realizado na capital espanhola de 3 a 13 de maio. Os jurados consideraram que o filme, que retrata os bastidores do golpe parlamentar de 2016 contra a presidenta Dilma Rousseff, mereceu a distinção “pela energia e tensão com que revela a teia de interesses que subjaz uma situação de ressonâncias globais”. O trailler do documentário foi exibido na Mostra de Cinema pela Democracia, realizado em Curitiba e com algumas sessões na Vigília #LulaLivre.
- No sábado (12) ocorreu, em Washington, o pré-lançamento do Comitê Internacional de Solidariedade à Lula e à Democracia nos Estados Unidos. O evento contou com o apoio de diversos ativistas, sindicalistas e representantes da sociedade civil dos Estados Unidos. Participaram ainda Inês Magalhães, ex-ministra das Cidades no governo Dilma Rousseff, o sindicalista Stanley Gacek e o advogado João Lucas Coimbra.
Comitê Popular em Defesa de Lula e da Democracia
Direto de Curitiba – 13/05/2018 – 21h15