Boletim 181 – Comitê Popular Em Defesa de Lula e da Democracia

Boletim 181 – Comitê Popular Em Defesa de Lula e da Democracia
Direto de Curitiba – 18/8/2018 – 19h30

1. A presidenta legítima Dilma Rousseff exaltou a decisão do Comitê dos Direitos Humanos da ONU de requerer, na sexta-feira (17), que o Brasil garanta a Lula o direito de participar das eleições presidenciais. Para ela, a resolução é uma importante demonstração de como a comunidade internacional está monitorando o que acontece no Brasil e exige respeito ao Estado Democrático de Direito. Ela lembrou que nenhum órgão do Estado brasileiro pode apresentar qualquer obstáculo à candidatura de Lula e tampouco a determinação da ONU pode ser descumprida, já que o Brasil assinou o Pacto Internacional sobre Direitos Civis e Políticos (PIDCP).
Leia mais: http://www.pt.org.br/o-mundo-clama-pelos-direitos-do-lula-diz-dilma-sobre-onu/

2. Na sexta-feira, quando a ONU decidiu sobre o direito de Lula disputar as eleições presidenciais, o mundo todo tratou do assunto, mas a mídia brasileira, com raras exceções, tentou transformar o fato em fake news e, como não conseguiu, escondeu e manipulou a notícia. O Jornal Nacional da TV Globo, por exemplo, praticamente ignorou a notícia e deu ênfase à versão do governo ilegítimo Michel Temer, que tentou desqualificar, com ofensas, a decisão da ONU. Todo jornalista sabe que esconder notícia ou escamotear a sua importância são formas de censura e manipulação.
Leia mais: https://www.viomundo.com.br/denuncias/decisao-da-onu-sobre-lula-midia-brasileira-tentou-transformar-fato-em-fake-como-nao-conseguiu-escondeu-e-manipulou-a-noticia.html

3. No 19º dia de Greve de Fome por Justiça no STF, os sete grevistas – Frei Sérgio Görgen e Rafaela Alves (do Movimento dos Pequenos Agricultores – MPA), Luiz Gonzaga, o Gegê (da Central dos Movimentos Populares – CMP), Jaime Amorim, Zonália Santos e Vilmar Pacífico (do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra – MST), Leonardo Soares (do Levante Popular da Juventude) – se encontram com a saúde bastante fragilizada e passam a fazer uso de camas hospitalares para seu repouso e de cadeiras de rodas nos deslocamentos. Estão cada vez mais vulneráveis, mas persistem na luta extrema enquanto o STF não pautar ações declaratórias de constitucionalidade (ADCs) que questionam a possibilidade de prisão após condenação em segunda instância. Leia Mais: https://www.sul21.com.br/areazero/2018/08/com-saude-fragilizada-grevistas-de-fome-passam-a-fazer-uso-de-camas-hospitalares-e-cadeiras-de-roda/

4. O “bom dia” ao ex-presidente Lula nesse 134º dia de resistência contou com a presença da pastora Maria Aparecida, de Santo André (SP), que puxou uma oração coletiva. “As portas serão abertas e Lula voltará a ser presidente do Brasil. A glória futura do presidente será ainda mais forte que tudo que ele já fez pelo país”, afirmou a pastora. O “boa tarde” ficou por conta de militantes de diversos cantos do País, como Rio Grande do Norte, Rio de Janeiro e Santa Catarina. Ele foram a Curitiba especialmente para visitar a Vigília Lula Livre.

5. O ex-presidente Lula divulgou, por suas redes sociais, nota em homenagem ao ex-secretário-geral da ONU Kofi Annan, que faleceu neste sábado, aos 80 anos. Confira a nota de Lula: “ O mundo perdeu hoje Kofi Annan. Primeiro negro a assumir o comando da ONU, Annan deixa um legado de luta contra a desigualdade no mundo. Pessoalmente, tive a felicidade de ser presidente durante seu mandato e pude testemunhar sua dedicação para a harmonia e diálogo entre os povos. Minha solidariedade especialmente ao povo africano pela triste perda de um líder inspirador, que será para sempre lembrado por sua jornada pela paz.”

6. Lula também postou mensagem em homenagem a Manuela D’Ávila, deputada estadual pelo Rio Grande do Sul e representante do PCdoB na chapa Lula/Haddad para Presidência da República, por seu aniversário. “Estamos juntos nessa luta!”, afirmou Lula em suas redes. Manuela completou 37 anos de idade.

7. Desde sexta-feira, entre os militantes da resistência democrática nos arredores do prédio da Polícia Federal onde Lula se encontra detido como preso político, flutua um grande balão com a expressão #LulaLivre para comemorar a decisão da ONU que garante ao ex-presidente o direito de ser candidato à Presidência da República. A decisão do Comitê da ONU continuou repercutindo entre os militantes da Vigília. A militante Valéria, filiada ao PT, veio de Fortaleza visitar a Vigília e exaltou o apoio do povo brasileiro a Lula. Hoje, (18/8) completaram-se 134 dias de resistência à prisão política de Lula.

Boletim 181 – Comitê Popular Em Defesa de Lula e da Democracia
Direto de Curitiba – 18/8/2018 – 19h30

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também