Boletim 150 – Brasil deve mirar-se no exemplo de Mandela para superar apartheid social, diz Lula

Boletim 150 – Comitê Popular em Defesa de Lula e da Democracia
Direto de Curitiba – 18/7/2018 – 19h30

1. O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva divulgou hoje mensagem alusiva à comemoração do aniversário póstumo de 100 anos de Nelson Mandela, uma das maiores lideranças mundiais, o advogado, guerrilheiro e presidente da África do Sul, falecido em 2013. “Hoje faz 100 anos que nasceu Nelson Mandela. Nos encontramos algumas vezes, mas infelizmente não fomos presidentes ao mesmo tempo. A sua lição de luta, perseverança e que o perdão pode curar os ódios de uma nação dividida são importantes no Brasil de hoje, onde o racismo ainda é muito forte e onde querem reconstruir um apartheid social que lutamos tanto para diminuir. O ser humano não nasce odiando, ele é ensinado a isso. Então vamos ensinar as pessoas a serem mais justas, solidárias e sem nenhum tipo de preconceito”, disse Lula, que teve uma forte amizade com “Madiba”.

2. Nelson Mandela, líder que ousou combater o racismo, lutar contra o apartheid e pelos direitos dos sul-africanos, foi perseguido e preso sem ter cometido crime, mas voltou e se tornou o presidente do seu povo. A semelhança entre o caso dele e o de Lula, preso há 103 dias em Curitiba por uma condenação sem nenhuma prova de crime cometido, foi lembrada por ativistas que estão na Vigília #LulaLivre: um preso político, parte de um processo fraudado por aqueles que não o querem de volta à Presidência da República.

3. As atividades na praça Olga Benário começaram com o ato de bom dia ao ex-presidente que teve a participação de petroleiros vinculados à FUP (Federação Única dos Petroleiros) e de ativistas que chegaram de Santa Catarina. Os militantes começaram a saudação celebrando os 100 anos de Mandela: “Mandela vive!” e “Lula Livre!” foram as palavras de ordem. O mesmo ritual se repetiu depois, no boa tarde a Lula, puxado pela vice-presidente da Confederação Nacional dos Trabalhadores da Educação (CNTE), Marley Fernandes.

4. Mais tarde, Marley Fernandes e Vanda Santana, secretária-geral da APP-Sindicato dos Professores das Redes Públicas Estadual e Municipais no Paraná, participaram do programa Democracia em Rede, produzido pela Casa da Democracia, que faz parte da Vigília Lula Livre. O programa debateu a organização sindical dos trabalhadores e os ataques à educação pública no Brasil pelo governo golpista.

5. Outra atividade ocorrida à tarde na Vigília foi a oficina de fotografia “Mulher Bonita é a que Luta”, coordenada por Denise Veiga, fotógrafa e jornalista da Central Única dos Trabalhadores (CUT). A atividade ganhará exposição em breve.

6. Reunidos desde o dia 13 de julho em Tóquio, no Japão, sindicalistas do Brasil e de países da América Latina, ao lado de representantes sindicais japoneses, manifestaram solidariedade ao ex-presidente Lula, preso político desde o dia 7 de abril em Curitiba. Em todas as atividades do intercâmbio internacional, organizado pela Japan International Labour Fundation (Jilaf), fundação ligada à Rengo, a Confederação Japonesa de Sindicatos, a palavra de ordem foi “Lula Livre!”. Saiba mais: http://www.pt.org.br/no-japao-cut-denuncia-prisao-politica-de-lula

Boletim 150 – Comitê Popular em Defesa de Lula e da Democracia
Direto de Curitiba – 18/7/2018 – 19h30

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também

Jaya9

Mostbet

MCW

Jeetwin

Babu88

Nagad88

Betvisa

Marvelbet

Baji999

Jeetbuzz

Mostplay

Melbet

Betjili

Six6s

Krikya

Glory Casino

Betjee

Jita Ace

Crickex

Winbdt

PBC88

R777

Jitawin

Khela88

Bhaggo

jaya9

mcw

jeetwin

nagad88

betvisa

marvelbet

baji999

jeetbuzz

crickex