Boletim 131 – Comitê Popular em Defesa de Lula e da Democracia
Direto de Curitiba – 29/06/2018 – 21h
1. Mesmo encarcerado como preso político desde o dia 7 de abril, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva continua acompanhando atentamente a situação do Brasil. Hoje, em artigo no Jornal do Brasil, denunciou a manobra antinacional do governo Temer para entregar 70% dos imensos campos do pré-sal a estrangeiros. Lula, porém, alertou: “Vamos reverter tudo que estão fazendo contra nossa gente, contra os trabalhadores e contra o país. E o Brasil vai voltar a ser dos brasileiros”. Leia o artigo na íntegra: http://www.pt.org.br/lula-o-brasil-voltara-a-ser-dos-brasileiros/
2. O “bom dia” ao presidente Lula de hoje foi puxado pelo diretor do Sindisaúde/SP, Alexandre Senna, que chegou de manhã cedo com uma caravana da entidade para reforçar a luta da Vigília Democrática #LulaLivre pela libertação de Lula e em defesa do Estado de Direito. A presidenta da CUT/PR, Regina Cruz, também participou da atividade. Ela informou que a Frente Brasil Popular definiu a realização do Dia Nacional de Paralisação, em 10 de agosto, antecedendo a Marcha a Brasília no dia 15 de agosto, para acompanhar o registro da candidatura de Lula à Presidência da República. Pela manhã também aconteceram apresentação do cordel O Encontro com John Lennon, por Zé Jenipapo, e roda de conversa sobre o direito de lutar pela terra, com a advogada pernambucana Jaqueline Florence.
3. Em nota divulgada hoje, o Partido dos Trabalhadores fez uma homenagem à equipe de defesa de Lula, que tem à frente os advogados Cristiano Zanin, José Roberto Batochio, José Paulo Sepúlveda Pertence e Valeska Martins. “É preciso ter coragem e coerência, amor ao direito e à justiça, para defender um preso político nas mais difíceis circunstâncias, como vem fazendo a equipe”, diz a nota, assinada pela presidenta do Partido, senadora Gleisi Hoffmann (PR), e os líderes na Câmara, Paulo Pimenta (RS), e no Senado, Lindbergh Farias (RJ). Leia a íntegra da nota:
https://ptnacamara.org.br//2018/06/29/nota-do-pt-defesa-de-lula-faz-combate-historico-ao-arbitrio/
4. O sociólogo Emir Sader participou do “boa tarde” ao ex-presidente e sugeriu aos brasileiros que façam uma contagem regressiva de 100 dias até a eleição em 7 de outubro, com atividades pessoais diárias para levar Lula de volta à Presidência da República. Sader deu entrevista no programa Democracia em Rede, produzido e transmitido pela Casa da Democracia, coletivo de midiativistas que integram a Vigília Lula Livre. Ele alertou para uma combinação nefasta contra a democracia do País, envolvendo setores da política, o monopólio privado dos meios de comunicação, com algumas famílias que querem falar em nome do Brasil, e parte do Judiciário.
5. No meio da tarde houve, na praça Olga Benário, uma roda de conversa sobre o Sistema Único de Saúde. Roseli Silva, do Sindisaúde/SP, observou o contraste entre os governo Lula e Dilma, que implementavam políticas públicas para beneficiar toda a população, e o governo ilegítimo Temer, defensor do Estado mínimo e com uma lógica arrecadatória que não transforma os recursos em serviços para a população, mas apenas para o benefício de setores da elite brasileira.
5.No começo da noite, antes do “boa noite” ao ex-presidente, o ato Luzes para Lula iluminou a praça Olga Benário, com os militantes segurando velas acesas.
Boletim 131 – Comitê Popular em Defesa de Lula e da Democracia
Direto de Curitiba – 29/06/2018 – 21h