O deputado Bohn Gass (PT-RS) registrou em plenário os 82 anos da conquista do voto feminino no Brasil. Ele lembrou, no entanto, que ainda é pequena a participação da mulher na política. “Ainda estamos devendo para a sociedade brasileira a reforma política, a efetiva representação, maior participação da mulher na política”, disse.
Bohn Gass lembrou que apenas 9% dos parlamentares na Câmara são mulheres, o que significa 45 mulheres num universo de 513 deputados. “Nem de longe este percentual representa o contingente de mulheres em nossa população – aliás, as mulheres são a maioria do povo brasileiro – e muito menos representa o papel e a importância que a mulher tem e desempenha na vida desta Nação”, ressaltou o petista.
O parlamentar do PT defende a igualdade de direitos na política. “Assim como fez o meu partido, o PT, que já destina 50% de suas vagas dirigentes às mulheres, penso que o Brasil e todas as suas instituições deveriam fazer o mesmo. Às mulheres o que é das mulheres! E das mulheres é a igualdade de direitos”, enfatizou Bohn Gass.
Gizele Benitz