Bohn Gass destaca avanços na educação em governos do PT e rebate críticos do FIES

bohn gass plenario salu

O deputado Bohn Gass (PT-RS) ocupou a Tribuna nesta terça-feira (12) para ressaltar os avanços que os governos Lula e Dilma implementaram na área da educação no país. De acordo com ele, os investimentos do governo federal em educação nos últimos 12 anos cresceram “nada menos” do que 130%. “Em 2004 tínhamos um orçamento de R$ 24,5 bilhões. Uma década depois chegamos a R$ 94,2 bilhões. Sim, os governos Lula e Dilma quadruplicaram os investimentos em educação no Brasil. Em todos os anos dos governos do PT foram superados os 18% da receita de impostos que a Constituição determina que seja aplicado em educação”, enfatizou o petista.

Ataques – O deputado Bohn Gass criticou os recentes ataques da oposição ao Programa de Financiamento Estudantil (Fies). “Só neste ano de 2015, os três programas que os nossos governos criaram – Sistema de Seleção Unificada (Sisu), Programa Universidade para Todos (Prouni) e Fies – envolveram mais de 670 mil vagas em instituições de ensino superior no primeiro semestre. Qual é o grande problema, então? O grande problema é que, em 2015, o Fies, sozinho, só conseguiu atender 252 mil novos contratos. São 252 mil novos estudantes que, sem esse programa, não teriam acesso ao terceiro grau. Esse número ainda é insuficiente porque a demanda é maior do que podemos ofertar neste momento. E o governo está consciente disso e vem trabalhando duro para tentar atender toda a demanda”, disse.

Mas o que não dá pra aceitar, acrescentou Bohn Gass, “ é que se tome o todo pela parte e que se tente desmerecer um programa que, sozinho, já garantiu que 2 milhões e 150 mil estudantes tivessem acesso à universidade. Antes, estes estudantes não alcançavam o terceiro grau. Porque não tinham dinheiro! Exigir que o governo garanta o acesso à universidade a todos aqueles que quiserem estudar, é uma justa reivindicação. Mas tentar, por conta disso, destruir o Fies e negar sua enorme contribuição social, isso não dá pra aceitar!”, criticou o deputado Bohn Gass.

Ainda de acordo com o parlamentar petista, os que hoje criticam o governo federal por conta da dificuldade de atender toda a demanda do Fies não implementaram avanços na área da educação como os governos Lula e Dilma. “Claro que não foram resolvidos todos os problemas da educação porque uma nação que historicamente deixou em segundo plano a educação de seu povo, não pode reverter este quadro em apenas uma década. De qualquer forma, não pode haver um único brasileiro a queixar-se de que, no período em que o PT está no governo, a educação tenha sido maltratada”, ressaltou o deputado Bohn Gass.

Gizele Benitz

 

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também

Jaya9

Mostbet

MCW

Jeetwin

Babu88

Nagad88

Betvisa

Marvelbet

Baji999

Jeetbuzz

Mostplay

Melbet

Betjili

Six6s

Krikya

Glory Casino

Betjee

Jita Ace

Crickex

Winbdt

PBC88

R777

Jitawin

Khela88

Bhaggo

jaya9

mcw

jeetwin

nagad88

betvisa

marvelbet

baji999

jeetbuzz

crickex

https://smoke.pl/wp-includes/depo10/

Depo 10 Bonus 10

Slot Bet 100

Depo 10 Bonus 10

Garansi Kekalahan 100