Bohn Gass defende “cruzada” contra agrotóxicos

bohnGassO deputado Bohn Gass (PT-RS) defendeu em plenário uma cruzada, de âmbito nacional, contra o uso dos agroquímicos e agrotóxicos nas produções agrícolas brasileiras. “Em tempos de jogos Pan americanos , em que o Brasil vem tendo um desempenho notável, somos campeões mundiais numa outra modalidade que não merece nenhuma medalha: em consumo de agrotóxicos. Só no ano passado, mais de um milhão de toneladas de venenos foram jogados nas nossas lavouras, segundo dados do Sindicato Nacional da Indústria de Produtos para a Defesa Agrícola”, ressaltou Bohn Gass.

É tanto veneno, acrescentou o parlamentar petista, ” que esta questão não pode ficar restrita à produção agrícola, mas deve ser vista como um problema de saúde pública, de risco ambiental, e, também, de monopólio comercial”.

Segundo a Associação Brasileira da Indústria Química (Abiquim), na última safra foram vendidos mais de 7 bilhões de dólares em agrotóxicos. “Todo este mercado se concentra nas mãos de apenas seis grandes empresas transnacionais, que controlam mais de 80% do mercado dos venenos. São elas: Monsanto; Syngenta; Bayer; Dupont; DowAgrosciens e Basf”, explicou Bohn Gass. Ainda de acordo com ele, os agrotóxicos já ocupam o quarto lugar no ranking de intoxicações. Ficam atrás apenas dos medicamentos, acidentes com animais peçonhentos e produtos de limpeza.

O deputado Bohn Gass conclamou a sociedade brasileira para uma cruzada contra os agrotóxicos. “Devemos juntar forças no sentido de conscientizar, de produzir produtos e alimentos sem o uso intensivo de agroquímicos, de venenos nas nossas lavouras. Estaremos, com isso, contribuindo para a qualidade de vida e a saúde das pessoas e produzindo a sustentabilidade, que é a grande exigência que se impõe no mundo”, finalizou o petista.

Gizele Benitz

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também