O deputado Bohn Gass (PT-RS) anunciou, em plenário, a segunda edição do Anuário da Agricultura Familiar no Brasil. “São dados recolhidos do que é presença pujante da agricultura familiar, um verdadeiro mapa da história da agricultura familiar, da sua produção, da sua presença na agricultura, geração de renda, de emprego e também o respeito ao meio ambiente”, disse.
“Trata-se de um vigoroso, minucioso e utilíssimo inventário das atividades desta que é uma das mais importantes e vitais categorias sociais do Brasil: a agricultura familiar”, enfatizou.
A publicação, observou, de 246 páginas, utiliza como fontes órgãos reconhecidamente sérios como o IBGE e que, ao mesmo tempo, se serve de dados do Ministério do Desenvolvimento Agrário, dos governos estaduais, da Embrapa e das Emateres. “Mas não é só isso: o anuário resgata a história da agricultura familiar, oferece opiniões de técnicos de altíssimo nível, registra experiências bem sucedidas por todo o país e ainda apresenta as inovações tecnológicas sem desprezar o saber popular”, disse.
O Censo, continuou o deputado, revela que a agricultura familiar responde por 38% do valor total produzido pela agropecuária brasileira, gera renda e trabalho para mais de 12 milhões de pessoas em nosso país e consegue tudo isso utilizando apenas 24% da área ocupada pelos estabelecimentos agropecuários brasileiros. “Significa que a agricultura familiar, em termos proporcionais, produz mais, emprega mais e ocupa menos área”, concluiu o deputado.
O censo está disponível no site: http://www.agriculturafamiliar.agr.br/
Equipe PT na Câmara