O Seminário Catarinense de Agroecologia e Produção Orgânica realizado em Florianópolis, na sexta-feira e sábado, dias 13 e 14, contou com a presença da ministra das Relações Institucionais, Ideli Salvati. Durante os dois dias, cerca de 600 participantes tiveram a oportunidade de conhecer, na teoria e na prática, um pouco mais sobre a agroecologia. Também conheceram alguns programas de destaque do Governo Federal.
A iniciativa para realização do evento foi da Frente Parlamentar Mista pelo Desenvolvimento da Agroecologia e Produção Orgânica, coordenada pela deputada Luci Choinacki (PT-SC), com realização da Ação da cidadania, contra a fome, a miséria e pela vida, de Santa Catarina.
Além de conhecer a agroecologia na teoria, os participantes do evento também fizeram oficinas relacionadas com o tema. As oficinas oferecidas foram: permacultura – cultura permanente na terra adubação verde e compostagem; plantas medicinais, produção diversificada orgânica árvore da vida – moringa oleífera criação de abelhas nativas; a importância dos alimentos para a saúde agricultura ubana; construção de bancos de sementes; manejo de distúrbios biológicos e turismo rural na agricultura familiar – circuitos curtos de comercialização de alimentos.
“Através das oficinas, os participantes puderam aliar teoria e prática. Até mesmo uma compostera foi feita. Uma prática que utiliza restos de planta, alimentos e dejeto animal para a produção de um adubo totalmente orgânico”, explicou a deputada Luci.
O evento encerrou-se com uma mística. Os participantes puderam plantar uma muda de uma planta chamada moringa, considerada a árvore da vida. “Deixamos nossa marca, pois a agroecologia não pode ser vivenciada somente na teoria, mas também, na prática e com a ajuda de muitas mãos”, disse a deputada Luci.
Assessoria Parlamentar
Foto: Assessoria Parlamentar