Foto: Gustavo Bezerra
O deputado Miriquinho Batista (PT-PA)utilizou a tribuna para parabenizar a estudante Regiane Araújo da Silva, de Abaetetuba, por ter desenvolvido uma armadilha ecológica para a captura de camarões. A jovem já ganhou vários prêmios nacionais e internacionais e o último foi no programa “Caldeirão do Huck”.
O Matapi Ecológico é a solução para a captura e a comercialização do camarão, que tem como principal objetivo evitar a extinção dessa espécie. A ideia de Regiane foi “aumentar o espaçamento da armadilha para que os camarões pequenos conseguissem sair e somente fossem pescados ou capturados os camarões grandes e adultos. Além de poupar os camarões pequenos, o “Matapi ecológico” é feito de cipó e tela de palmeira que, após a sua utilização, quando as armadilhas já não servem mais para o uso, podem ser descartadas na natureza, pois são totalmente orgânicas feitas de materiais absorvíveis.
“Iniciativas como estas são extremamente importantes para que aumentemos em qualidade e quantidade do pescado. Essa jovem é de uma família simples de pescadores e teve a sensibilidade de perceber o que adultos não haviam percebidos. Meus parabéns a sua pesquisa. Premiar é nada mais que incentivar seu talento e seus estudos”, disse Miriquinho.
AP