BNDES quer anular sociedade com frigorífico; petista elogia ação

BohnGassCD
Foto: Gustavo Bezerra
 
O diretor do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social, Júlio Cesar Raimundo, afirmou nesta terça-feira (15), na Câmara, que a instituição já está tomando providências para anular a participação da instituição no capital societário do frigorífico Independência, ocorrido em 2008. Segundo o executivo, o BNDES e outras instituições bancárias foram ludibriados com falsos balanços apresentados pela empresa para captar recursos financeiros. 
 
O frigorífico Independência entrou com pedido de recuperação judicial, meses após o braço de investimento do banco, BNDESPar, entrar como sócio minoritário da empresa. De acordo com Júlio Cesar Raimundo, apenas a primeira parcela do aporte da empresa (R$ 250 milhões) foi pago, mas já existe uma ação na Câmara de arbitragem da Bolsa de Valores para anular a sociedade. 
 
“O frigorífico se destacava no relacionamento com o mercado financeiro, inclusive por ter feito duas emissões de bônus internacionais, o que dava certa chancela a suas operações. Além disso, a empresa fazia auditorias independentes e publicou balanço financeiro aprovado sem ressalvas no ano de 2007. Foram nesses elementos que o BNDES baseou sua decisão de investir na empresa”, explicou o diretor da instituição. 
 
Para exemplificar a sofisticação da fraude, o diretor do BNDES disse ainda que o Frigorífico Independência conseguiu até empréstimo internacional dias antes de entrar em recuperação judicial. “Poucos dias antes, a empresa anunciou recompra de títulos externos de sua própria emissão, e inclusive bancos internacionais operando no Brasil anunciaram empréstimos de R$ 300 milhões para a empresa sem notar nenhum problema”, afirmou Júlio Cesar Raimundo.  
 
Motivação – O diretor do BNDES destacou ainda que o braço acionário da instituição, o BNDESPar, tem como função “desenvolver o mercado de capitais e promover as boas práticas de governança corporativa em empresas promissoras”. Essas participações acionárias, segundo ele, são minoritárias e trazem ganhos para o banco. 
 
“A carteira de participação do BNDESPar atualmente chega a 92 bilhões, com participação em 330 empresas”, disse. Segundo Júlio Cesar Raimundo, o lucro obtido com essas participações ajudam a instituição a ofertar empréstimos com juros reduzidos a centenas de outras empresas. 
 
Presente à audiência pública, o deputado Bohn Gass (PT-RS) disse que as explicações do diretor do BNDES esclareceram os motivos que levaram o banco a investir na empresa. “O BNDES explicou aqui a lógica do investimento, que foi baseado em medidas específicas para desconcentrar os investimentos realizados pela instituição, e trouxe a tranquilidade de que o BNDES protege os recursos investidos pelo banco”, destacou.  
 
Heber Carvalho 
 

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também

Jaya9

Mostbet

MCW

Jeetwin

Babu88

Nagad88

Betvisa

Marvelbet

Baji999

Jeetbuzz

Mostplay

Melbet

Betjili

Six6s

Krikya

Glory Casino

Betjee

Jita Ace

Crickex

Winbdt

PBC88

R777

Jitawin

Khela88

Bhaggo

jaya9

mcw

jeetwin

nagad88

betvisa

marvelbet

baji999

jeetbuzz

crickex

https://smoke.pl/wp-includes/depo10/

Depo 10 Bonus 10

Slot Bet 100

Depo 10 Bonus 10

Garansi Kekalahan 100