O deputado Assis Carvalho (PT-PI) se reuniu esta semana com o presidente do Banco do Nordeste (BNB), Ary Joel Lanzarin, em Brasília, para discutir, entre outros assuntos, apoio técnico à proposta de emenda à Constituição (PEC 368/09) conhecida como PEC da Irrigação, da qual o deputado é relator. A ideia é que o banco viabilize uma parceria para auxiliar na elaboração do relatório. “Gostaria que o BNB disponibilizasse dados concretos e fundamentados sobre o diagnóstico dos últimos 25 anos”, explicou.
Na ocasião, o parlamentar agradeceu o empenho do banco para a realização recente do Festival de Inverno de Pedro II, cidade localizada a 200 km de Teresina, conhecida pelo título de “Suíça piauiense”, devido ao seu clima serrano. Em seguida, pediu que a instituição mantenha as portas abertas para projetos culturais. “Temos que incentivar os municípios a fortalecer a cultura regional, a exemplo de Pedro II. Eventos como esse priorizam a produção regional e aquecem o mercado”, ressaltou. Ele destacou as propostas das festividades juninas de São João do Piauí e o Projeto Cultural Coisa de Nêgo.
O deputado também abordou a possibilidade de o BNB contribuir para o financiamento de pequenos meios de comunicação. Segundo o petista, esses veículos cumprem a função de divulgar informações de interesse comunitário. Além disso, a comunicação regional tem efeito local, e o custo é baixo. Sobre a mobilidade urbana, o deputado reforçou a importância da parceria que o Banco do Nordeste estabeleceu para viabilizar a implantação de Veículos Leves sobre Trilhos em Teresina e na Parnaíba.
Após o encontro, o presidente do banco nordestino se colocou à disposição para analisar as demandas e adiantou que vai disponibilizar assessoria para a PEC da Irrigação.
PT na Câmara com Assessoria Parlamentar