O deputado Antonio Carlos Biscaia (PT-RJ) fez nesta semana uma análise da conjuntura política nacional na qual situa o Partido dos Trabalhadores. A análise foi feita em palestra na Escola de Comando e Estado-Maior do Exército (ECEME), no Rio de Janeiro. O parlamentar ressaltou, sob ótica socialista, a defesa pela democracia exercida fortemente pelo Partido dos Trabalhadores.
“O país vive hoje uma democracia plena. Tem se desenvolvido com crescimento econômico e distribuição de renda, resultado das políticas implementadas por um governo com a maior aprovação popular de toda a História”, disse Biscaia.
Biscaia fez também um breve histórico sobre os governos brasileiros no período de 1930 a 1984 ano em que o país teve o último general no comando da Nação. “O Brasil viveu períodos alternados de golpes e democracias. Veio o Governo Sarney, ainda escolhido por um colégio eleitoral indireto; Collor, primeiro presidente eleito diretamente pós-militares e cassado; Itamar Franco, o vice que assumiu. Demorou, mas felizmente o país vive hoje em absoluta normalidade democrática”, defende.
Ficha limpa – O parlamentar considera fundamental a aprovação de uma reforma política e do Projeto Ficha Limpa, que impede condenados por crimes hediondos e eleitorais de se registrarem candidatos a cargo eletivo. Para ele, a corrupção eleitoral antecede todas as outras. “Tão importante quanto a escolha do Presidente da República é a eleição de um Legislativo, especialmente o Congresso Nacional, comprometido com princípios de transformação política e social e cidadania plena”, afirmou.
A palestra reuniu coronéis do Exército, capitães-de-mar-e-guerra da Marinha, coronéis-aviadores da Aeronáutica e todos alunos do Curso de Política, Estratégia e Alta Administração do Exército da ECEME.
Assessoria Parlamentar