O quarto-secretário da Mesa Diretora da Câmara dos Deputados, deputado Antonio Carlos Biffi (PT-MS), em parceria com a Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, promoveu nesta quinta-feira (6), a exibição e o debate do documentário Mais Náufragos que Navegantes, do diretor Guillermo Planel.
O documentário aborda vários conceitos ligados aos direitos humanos, em diferentes países da América Latina, como Brasil, Uruguai, Argentina, Chile e Bolívia.
O evento contou com a presença do chefe de gabinete da Secretaria de Direitos Humanos, Bruno Monteiro, dos deputados Domingos Dutra (PT-MA), Fátima Bezerra (PT-RN), Jean Wyllys (PSOL-RJ) e Erika Kokay (PT-DF), representantes da Frente Parlamentar de Direitos Humanos, e da Comissão de Direitos Humanos (CDH), além de outras autoridades e representantes de movimentos sociais.
Para o diretor Guillermo Planel, a noção de direitos humanos na América Latina está muito relacionada à realidade de cada país. Ao sintetizar o conceito, o cineasta diz que “direitos humanos não é nada mais que a cidadania bem aplicada, é o direito à vida, poder estudar, trabalhar e se comunicar”.
Segundo o quarto-secretário da Câmara, deputado Biffi, o documentário é excelente e precisa ser visto por vários segmentos da sociedade. “Temos de fazer um trabalho de conscientização. Precisamos levar esse material para as escolas e comunidades, pois é uma excelente oportunidade para debater direitos humanos muito além daquilo que se define sobre os direitos humanos. O documentário é sensacional”, destacou Biffi.
Por Assessoria de Comunicação