O deputado Antonio Carlos Biffi (PT-MS) lamentou, nesta sexta-feira (31), a morte do índio terena Oziel Gabriel, ocorrida na quinta-feira, durante ação de reintegração de posse da Fazenda Buriti, em Sidrolândia (MS).
De acordo com o parlamentar, a ação representa mais uma tragédia anunciada, já que, segundo ele, a questão da demarcação de terras indígenas em Mato Grosso do Sul, há tempos, é de conhecimento de todos os órgãos responsáveis e, infelizmente, ainda não se chegou a uma solução pacífica e justa para as partes envolvidas.
Biffi lembrou que, ainda na última quarta-feira (29), em Brasília, participou de audiência entre as bancadas federal e estadual de MS e a ministra-chefe da Casa Civil/PR, Gleisi Hoffmann, cujo foco da reunião foi justamente buscar uma solução para a demarcação das terras indígenas.
“A ministra afirmou que nesse momento nenhuma terra será demarcada, pois, segundo ela, é necessário um esforço concentrado para a elaboração de um estudo técnico dos órgãos responsáveis, com os ministérios da Justiça, Desenvolvimento Agrário e Agricultura. Entendo a posição da ministra, mas espero que esse tempo necessário para estudo e análise não reflita em mais mortes ou pessoas feridas, pois essa questão exige celeridade”, explicou Biffi.
Por Wolglan Melo (Assessoria Parlamentar)