Em pouco mais de dois anos os cursos do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), voltados ao público do programa Brasil Sem Miséria, alcançaram a marca de 619.2 mil matrículas em 1.872 municípios. Esse total, de acordo com o Ministério do Desenvolvimento Social, representa mais de 60% da meta estabelecida pelo Brasil Sem Miséria, de qualificar um milhão de brasileiros para o mercado de trabalho até 2014.
Somente neste ano, foram mais de 350 mil inscrições – até o final de 2012, cerca de 269 mil pessoas de baixa renda se matricularam.
O deputado Antonio Carlos Biffi (PT-MS) comemorou o avanço das matrículas e destacou a importância da capacitação para a classe mais vulnerável no Brasil. “O Pronatec é uma das principais ações de inclusão produtiva do governo federal que tem proporcionado para a parcela mais vulnerável da sociedade brasileira uma inserção digna no mundo do trabalho”, destacou Biffi.
Segundo o parlamentar, 31 municípios sul-mato-grossenses estão sendo beneficiados com o Pronatec Brasil sem Miséria e até o início de agosto já foram feitas mais de 10 mil matrículas em cursos de formação inicial e continuada.
“As turmas do Pronatec são planejadas de acordo com a demanda profissional de cada município. Além de material escolar e didático, os alunos recebem auxílio alimentação e transporte para frequentar as aulas, isso é um grande estímulo para muitos que não têm oportunidade de se profissionalizar”, completou.
Assessoria Parlamentar