O deputado Antônio Carlos Biffi (PT-MS) comunicou nesta quinta-feira (8) a publicação de portaria do Ministério da Educação que assegura a realização de concurso público para a contratação de 267 profissionais para os sete Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso do Sul (IFETS). Os profissionais serão encaminhados para os municípios-pólo de Campo Grande, Nova Andradina, Coxim, Corumbá, Ponta Porã, Três Lagoas e Aquidauana, sendo 129 vagas para técnico administrativo e 138 para o corpo docente.
De acordo com o parlamentar, esse é mais um importante passo para consolidar e entregar as unidades federais à população sulmatogrossense que, até pouco tempo, não contava com nenhuma unidade de ensino profissional e tecnológico. Biffi lembrou ainda o processo de estagnação que o ensino técnico-profissional sofreu, na era de Fernando Henrique Cardoso e o avanço excepcional que vem ocorrendo no Governo Lula.
“É importante lembrar que desde a implantação da primeira escola técnica, em 1909, até 2002, o país tinha apenas 140 escolas
técnicas federais. Através do Plano de Desenvolvimento da Educação, o PDE, o país ganhará, até o final deste ano, 214 novas escolas técnicas federais, sendo sete em Mato Grosso do Sul”, explicou Biffi.
Assessoria Parlamentar