O deputado Beto Faro (PT-PA) ocupou a Tribuna nesta quarta-feira (28) para elogiar as iniciativas bem sucedidas dos governos Lula e Dilma e que permitiram a redução das desigualdades sociais no país. Beto Faro também criticou os “ataques” da oposição ao governo federal.
“O mundo reconhece e enaltece os avanços sem precedentes do Brasil na área social. Mas isso é algo indigesto para os tucanos e democratas. Não apenas pelos resultados do fenômeno em termos de apoio popular ao governo, mas, também, porque, ao atacar de forma efetiva a miséria extrema, os governos do PT fizeram e fazem desaparecer os currais eleitorais e o clientelismo que sempre foram os principais instrumentos da perpetuação das elites no poder”, ressaltou o parlamentar petista.
De acordo com Beto Faro, os tucanos estão desesperados. “Pelas suas poucas chances de retornarem ao Palácio do Planalto, os tucanos se juntam aos democratas, seus aliados ideológicos históricos, e passam a atacar o governo e o PT com métodos e discursos truculentos e eticamente duvidosos”.
Na avaliação do parlamentar petista, o fato é que “mesmo com os reflexos da crise econômica global que perduram desde 2008, o Brasil mantém a sua trajetória de redução das desigualdades sociais observada desde o primeiro governo Lula e reforçada pela presidenta Dilma”.
Beto Faro ressaltou ainda que “os governos do PT, mesmo com as agressões e injustiças, agiram de forma republicana e não permitiram qualquer discriminação do governo federal aos estados e municípios administrados pelos tucanos e democratas”. Ele citou o caso do estado do Pará que, de acordo com ele, “nunca em toda a nossa história recebeu volumes tão expressivos de investimentos federais desde 2003”.
O parlamentar petista citou também dados do Instituto de Desenvolvimento Econômico, Social e Ambiental do Pará (Idesp) e que revelam que os recursos transferidos pela União, voluntários e constitucionais, cresceram na proporção de 11% do PIB, em 2004, para 16% em 2011. “Mesmo aumentando as transferências pela União e a arrecadação do estado num processo crescente, os índices de desenvolvimento do nosso estado, que tem administração tucana, é um dos piores ainda na nossa Federação”.
Petrobras – A oposição, acrescentou o parlamentar petista, “com o apoio da grande mídia, vem liderando o bombardeio ao governo pela operação Pasadena, da Petrobras, não para defender a integridade e a imagem da empresa, como apregoam, mas para fragilizá-la e, assim, realimentar os seus antigos sonhos pela concretização da chamada PetroBrax, por meio da qual pretendiam entregar o nosso petróleo ao capital internacional com aval do então presidente Fernando Henrique Cardoso para essa mudança. Para o bem do Brasil, se deram mal, pois o governo Lula abortou o projeto!”, finalizou Beto Faro.
Gizele Benitz