Beto Faro é o novo líder do PT no Senado

Senador Beto Faro (PT-PA). Foto: Alessandro Dantas

Segue o novo líder: o senador Beto Faro (PA) assume o comando da bancada do PT no Senado em 2024. Ele foi escolhido pelos colegas senadores e senadoras, nesta quarta-feira (21/2), e substitui o senador Fabiano Contarato (ES) no cargo.

Nascido em Bujaru (PA), Beto Faro foi eleito senador pela primeira vez em 2022, com 1.781.562 votos. Anteriormente, foi deputado federal por quatro mandatos consecutivos, tendo sido presidente da Comissão de Meio Ambiente da Câmara dos Deputados.

Além de liderar o partido no Senado, ele também é presidente do PT do Pará, sigla a qual é filiado desde 1987.

Faro, que é agricultor familiar, é conhecido pela firme atuação em defesa do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf) e de outras políticas públicas para a população rural.

Em 2003, foi nomeado superintendente regional do Incra, no primeiro governo de Luiz Inácio Lula da Silva.

O senador ainda presidiu o Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Bujaru, a Federação dos Trabalhadores na Agricultura (Fetagri) e a Central Única dos Trabalhadores (CUT) do Pará.

Contarato

Beto Faro será o segundo líder do PT no Senado na atual legislatura. O comandante anterior, Fabiano Contarato, ficou marcado por liderar a bancada em um momento histórico para o país.

A gestão de Contarato ocorreu no ano que o partido voltou à Presidência da República, com Lula assumindo o seu terceiro mandato.

O ano de 2023, aliás, foi marcado por notícias extremamente positivas para o país, como a retomada do crescimento econômicoo aumento da renda, a queda do desemprego e a volta de diversos programas sociais, como o maior Bolsa Família da história, o Minha Casa, Minha Vida e o Farmácia Popular. E o senador capixaba teve participação fundamental nas negociações que permitiram a aprovação no Congresso dessas medidas, fundamentais para a reconstrução do país depois da tragédia do desgoverno de Jair Bolsonaro.

Infelizmente, 2023 também foi marcado pela tentativa de golpe de Estado, com as invasões do Congresso Nacional, Palácio do Planalto e Supremo Tribunal Federal, no início de janeiro. No entanto, as atuações de integrantes do PT no Senado garantiram o desvelamento da narrativa criminosa durante a CPMI do Golpe, que ocorreu no mesmo ano – Contarato foi membro titular do colegiado, ao lado do colega Rogério Carvalho (PT-SE).

Por PT no Senado

 

 

 

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também